by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O OFICIO DE SER MÃE


Desde criança que nós, seres do sexo feminino, sentimos uma inclinação, uma vontade que vai muito além de qualquer explicação, esta pulsação preenche nossos dias com um querer que só entendemos quando nos tornamos mulher. Corre em nossas veias, e mesmo aquelas que não se atem a este sentimento, quando se tornam, sentem-se preenchidas por um sentimento único que não podem explicar, mas sim sentir: Ser mãe.
Cuidar, acalentar, abdicar, sofrer, crescer, chorar, sorrir... Amar... Estes sentimentos se tornam tão intensos na vida de uma mulher que é mãe, que pode experimentá-los todos em um só dia, sem sentir-se pressionada ou desmotivada. Muitas vezes nós mães, nos perguntamos se estamos fazendo certo,  se estamos sendo demasiadas ou superficiais, sempre há questionamentos quando nos deparamos com o oficio mais antigo da mulher, que hoje se torna muito mais desafiador, o oficio de ser mãe. No tempo de nossas mães e de nossas avós, ser mãe não carecia de grandes esforços, simplesmente vivia-se esta situação ou esta função como parte da  existência feminina, como o curso natural de suas vidas, não tinham que enfrentar crises existenciais, auto-afirmação profissional, disputa diária por espaço, trabalho em turno integral, batalhas conjugais, internet, bullying, pedofilia, violência, dificuldades financeiras...  para serem mães,  apenas  viviam esta função e sabiam que para serem felizes seus filhos teriam que se tornarem apenas “Homens de bem”. Tão simples, mas infinitamente real, pois, este sentimento ainda não foi mudado ao longo dos tempos, mesmo com tudo que precisamos enfrentar para educar nossos filhos, ainda carregamos em nosso anseio mais profundo, esta vontade, este desejo de mãe: Fazer de nossos filhos pessoas do bem.
Neste pequeno espaço quero homenagear todas as mães:







 E lembrar, que não importa o status social,  cor, religião, filosofia de vida... O que importa e sabermos que nosso oficio ainda é visto e lembrado como um dos mais importantes da humanidade. Parabéns mães! Vocês podem fazer sim a diferença neste mundo tão masculino e desafiador, sendo mães que se preocupam em deixar filhos bons para a humanidade!Força sempre...
x_b0b5690

2 comentários:

  1. Que linda msg!! hj eu sei o que é ser mãe e viver tudo isso, parabéns a todas nós..

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia, adorei a homenagem ;todas as mães merecem este carinho;pois hoje em dias são mães, pais,educadoras,trabalhadoras e superadoras de acordo com suas dificuldades.
    Ainda não sou mãe mais sei que quando Deus me dar este presente, irei caminhar para um mundo melhor junto com meu pequenino.
    Karla Marques

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.