by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ATIVIDADES PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO

A pessoa com baixa visão apresenta uma perda visual severa, que não pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico, nem com o uso de óculos convencionais. Entretanto, ela mantém um resíduo visual que é individual e sua capacidade de usá-lo não depende somente da acuidade ou da patologia.
Esse resíduo compreende uma extensa gama de possibilidades, variando de pessoa para pessoa, e seu uso pode estar restrito desde a apenas algumas atividades da vida diária até a utilização da leitura e escrita em tinta, com recursos especializados (ópticos não-ópticos e eletrônicos). A criança com baixa visão deve ser exposta o mais precocemente a brinquedos e objetos que estimulem seu resíduo visual com o aumento de contraste, com o uso de cores fortes e com ampliação no tamanho de objetos para facilitar a percepção visual. Coisas aparentemente bem simples mais que podem surtir um efeito altamente positivo. Cores fortes e contrastantes como o preto e o branco devem ser inseridas no mundo visual da pessoa com baixa visão, pois, ela precisará utilizar esta habilidade posteriormente para a leitura ampliada. Pensando em atividades a serem elaboradas para as crianças com baixa visão devemos pensar que a exploração visão se faz imprescindível e extremamente necessária: E devemos facilitar esta aquisição primeiramente antes de introduzir a leitura. Veja abaixo um modelo de atividade a ser utilizada para a aprendizagem dos números e quantidades.
 

QUADRO FEITO COM EVA AMARELO, COM 5 COLUNAS E 4 LINHAS .

1ª LINHA: DEVERÁ SER COLOCADO 5 QUADRADROS PRETOS COM BOTÕES OU QUALQUER OUTRO OBJETO PARA REPRESENTAR A QUANTIDADE ( do 1 ao 5 )

2ª LINHA: 5 QUADRADOS BRANCOS COM NÚMEROS PRETOS;

3ª LINHA: 5 QUADFRADOS PRETOS COM NÚMEROS BRANCOS.

4ª LINHA: 5 QUADRADOS PRETOS E CINCO RETANGULOS BRANCOS COM A O NOME DOS NÚMEROS EM LETRA DE FORMA ESCRITAS COM CANETÃO PRETO.

CADA QUADRADO DEVERÁ TER UM VELCRO EM SEU VERSO PARA QUE O ALUNO POSSA COLOCAR OS NÚMEROS E SEUS RESPECTIVOS NOMES.


QUADRO FEITO COM EVA PRETO (quando o objeto a ser utilizado for branco)

PARA TRABALHAR QUANTIDADE E NÚMEROS DEVEREMOS UTILIZAR OBJETOS DO COTIDIANO DO ALUNO (nesta atividade usei copos descartáveis)PRIMEIRAMENTE TRABALHAMOS A QUANTIDADE ASSOCIADA AOS NÚMEROS E DEPOIS A QUANTIDADE ASSOCIADA AOS NOMES DOS NÚMEROs (não esquecendo que os números  e seus respectivos nomes deverão estar em negrito).

64 comentários:

  1. Olá Márcia,
    Parabéns pelo seu trabalho!Adorei!
    tenho um blog johannaterapeutaocupacional.blogspot.com
    Abraços
    Johanna
    Terapeuta Ocupacional Infantil

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!!!!!
    Parabéns pelo seu lindo trabalho! São pessoas assim como você que deixam o mundo mais bonito!

    ResponderExcluir
  3. Estou amando este blog!Parabéns pela tua dedicação e, obrigada pelas idéias maravilhosas.
    Um abração
    Elaine Pinto
    Professora do AEE.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho!
    Um abraço,
    Luciana Angélica
    Professora do AEE

    ResponderExcluir
  5. estou este ano com um aluno de baixa visao em minha sala de aula com 21 aluno qual atividades tenho que dar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As atividades devem ser as mesmas que desenvolve com seus alunos. Mas, estas devem ser ampliadas, quando forem em tinta (escrita) utilize canetinha hidrocor preta, ou xerocopie ampliando-as, tomando cuidado e certificando-se que o aluno consegue ler. Quando houver atividades com desenhos, se possível ofereça estes sem muitos detalhes e reforce os contornos. Também fique atenta a iluminação em sala e a localização do aluno. Maiores informações entre em contato pelo e-mail ou telefone. OK?!

      Excluir
  6. Olá marcia, sou professora a 4 anos e sempre peguei turminhas de maternal e pré I. Este ano me deram o pré II e com uma aluna que teve catarata ao nascer. Ela encherga muito pouco e pra dificultar, ela é muito timida e só sabe dizer que não sabe as coisas e quando tento de outra maneira explicar, ela chora, deve se sentir pressionada eu acho. Não sei muito bem como lidar com ela mas estou fazendo muitas pesquisas sobre o assunto. Você tem algumas sugestões pra mim ??? Aguardo e parabéns pelo blog, é maravilhossoooo

    ResponderExcluir
  7. Olá Thabata...
    Pelo que entendi sua aluna enxerga muito pouco. Assim precisará se sentir segura com você e a turma. Converse muito com ela e faça com que participe oralmente. Faça atividades em grupo e sempre que possível insira atividades com exploração tátil para ela e toda a turma. Ok?!
    Maiores informações entre em contato por e-mail ou telefone.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcia sou professora de educação infantil e series iniciais hã oito anos.No inicio do ano passado sofri um AVC que comprometeu definitivamente a minhã visão, estou afastada esperando o chamado do INSS para um programa de re-adptaçõ.Mas depois de passada a fase mas difícil eu gostaria de fazer alguma atividade com crianças mesmo com a baixa visão que tenho.Você pode me ajudar? Desde já agradeço e gostaria de saber mais sobre o seu trabalho. Sou Claudia Schettini email: claudia_r_schettini@ig.com.br. Aguardo a sua resposta. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá Claudia...

    Sei que tudo que falar para você sobre superação poderá parecer demagogia, mas, durante estes vintes anos de trabalho voltado aos deficientes, tenho vivenciado experiências inesquecíveis. Ha alguns anos atrás tive uma aluna adulta no aprendizado do Braille, e durante as aulas me contou sua história, uma história linda de amor e superação. Ela me contou que quando sua filha estava com três meses ela teve uma doença e ficou totalmente cega. Seus parentes imediatamente se uniram para tentar retirar sua filha de seus cuidados, mas ela mesmo atordoada com o que lhe acontecera, foi firme e disse que sua filha era ela quem iria cuidar e assim fez. Relatou que não foi fácil, mas que aquilo foi uma rampa propulsora que lhe devolveu a vida: Cuidando de sua filha aprendeu a "se virar" mesmo sem enxergar nada. Este fato e muitos outros me levaram a acreditar na força do se humano, e de confiar que não importa a situação sempre haverá uma saída. Assim Claudia, não desanime tudo se ajeitará! Quanto às atividades se possível me escreva dando maiores detalhes como: publico alvo; faixa etária dos alunos; etc. Ok?!

    Um abraço e aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  10. OLA MARCIA....tenho um aluno de baixa visao ,que nao fala,baba otempo todo, bate nos amigos,mas compreende e entende o que é falado para ele e nao para sentado na carteira na sala de aula do preII ENSINO INFANTIL,,, GOSTARIA DE SABER OQUE DEVO FAZER PARA PODER DAR AULA??? E SE AS ATIVIDADES DEVEM SER DADAS IGUAL NO CADERNO DE CLASSE OU FOLHAS SEPARADAS... POR FAVOR ME AJUDA....NAO ESTOU SABENDO OQUE FAZER.....

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga seguidora...

    Primeiramente quero agradecer pela visita. Obrigada e se possível volte sempre!
    Quanto ao seu aluno acho oportuno verificar a possibilidade de alguma outra deficiência associada, pois, pelas descrições feitas, talvez tenha uma paralisia cerebral ou qualquer outra síndrome. A importância deste conhecimento pode fazer grande diferença no momento de propor uma atividade. Quanto às atividades a serem desenvolvidas (se o aluno tiver somente a baixa visão) esta deverá apresentar-se ampliada e com contornos destacados, o caderno pode ser de pauta ampliada. Espero ter contribuído.
    Um grande abraço e me mande noticias. Ok?!

    ResponderExcluir
  12. OLA MARCIA...
    como verifico algumas outras sindrome no meu aluno...alem de ter baixa visao...meu aluno a mae disse que demorou para nascer e emgoliu agua do parto acho que tem paralisia cerebral... ele pode frequentar a sala de aula normal meus aluno ja estao com medo dele...pois seu comportamento e estremamente diferente... qdo ele esta na sala nao consigo fazer nada nem mesmo dar aula.. sos urgente... sou professora a 10 anos e nao tenho preparo psicologico para lidar com esta situacao...fiz pos na area de educaçao especial mas ateoria e linda mais na pratica obicho pega...me responde so sem saber oque fazer...obrigada professora roseli

    ResponderExcluir
  13. Olá Roseli ...
    Para verificar a possibilidade de outras deficiências será necessário que seja avaliado por uma equipe multidisciplinar. Quanto ao direito de estar na sala regular: É assegurado por lei, o que devemos fazer é favorecer este processo para que não seja traumático nem para o aluno nem para a escola. Sugiro que a escola e ou órgãos responsáveis contratem um cuidadora para acompanhar este aluno.
    Espero ter contribuído e se desejar maiores informações mande e-mail, ou ligue. Ok?!

    ResponderExcluir
  14. ola marcia ...
    valeu os esclarecimento... quem faz parte desta equipe multidisciplinar... esta cuidadora é professora ou nao necessariamente....
    meu email: roselicarmona@hotmail.com
    gostaria de ter um material que tivesse algumas dicas de atividades para dar para meu aluno com baixa visao e paralisia cerebral...
    obrigada roseli

    ResponderExcluir
  15. Ola Marcia...
    Estou iniciando um trabalho com crianças em uma sala multifuncional e estou com muitas duvidas. Entre elas a que mais me assusta é que tenho uma aluno com baixa visão e não estou sabendo como tabalhar com ele vç poderia me ajudar com algumas sujestão de atividade.

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga...
    O estudante com baixa visão necessitará de materiais ampliados e com contraste, muitas vezes ampliar atividade xerocopiadas não funciona, pois, estas perdem a nitidez, nestes casos verifique se o aluno consegue ler e ou discriminar as figuras, caso não consiga digite o texto na fonte adequada e se for necessário, quanto aos desenhos, faça contorno escuro e com traços simples, lembrando que muitos detalhes poderá confundi-lo.

    ResponderExcluir
  17. olá tudo bem?
    gostaria de receber dicas de atividades para trabalhar em sala multifuncional para alunos com as seguintes deficiencias. mental, baixa visão,deficienia auditiva e disléxia.

    e-mail.
    carmenstasiak@yahoo.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
  18. gostaria de ter um plano de aula para criança de baixa visão trabalhando cores em cima da poesia borboletas de Vinícius de Moraes
    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Muito legal seu trabalho gostaria se possivel enviar algumas dicas para trabalhar com crianças com baixa visão é a minha primeira experiencia.meu e-mail.osvaldiego@bol.com.br professora de educação infantil.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Gostaria de parabenizar por seu trabalho e de te pedir uma ajuda. Comecei a trabalhar com uma turma de 4º ano e lá tem uma criança com baixa visão. A professora anterior saiu porque teve muitos problemas com o pai da criança. É a primeira vez que trabalho com ensino fundamental, estou precisando muito de sugestões de como trabalhar com essa criança e de atividades também, se for possível, entre em contato comigo através do e-mail crislss3@hotmail.com. Estarei aguardando um contato, obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Amei seu blog, Parabéns!
    Gostei da sugestão, pois trabalho como professora de apoio a uma criança de 5 anos que é cega de um olho e enxerga só 20% do outro e estou sempre procurando meios que possam contribuir para a aprendizagem dela.

    ResponderExcluir
  22. Também acredito que este material tenha ajudado e ajudará muitas pessoas surdas e ouvintes. É um material muito rico, que deve ser mais divulgado.
    Na fase de alfabetização do meu filho realizamos alguns exercícios supracitados tais como: a etiqueta, tudo em casa tinha nome; achando os números, saíamos à rua vendo os números existentes nas placas dos carros.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  23. marilda 14 de agosto 5:00
    sou professora na sala de recursos gostaria de materiais pra surdos e baixa vissão.você esta de parabéns uma exelente professora.
    meu e-mail.marildacoc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Márcia...
    Td bem?
    Adorei seu blog,lindo o seu trabalho.
    Por favor vou trabalhar com pessoas de Baixa Visão e estou precisando de idéias pedagogicas para esse tipo de ramo assim como bibliografia se vc tiver. Entre em contato por bmariaraquel@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  25. MUITO LEGAL!!! FIQUEI IMPRECIONADA COM TANTA CRIATRIVIDADE. ENTREI NESTE SITE PORQUE ESTOU PESQUISANDO ATIVIDADES PARA CRIANÇAS SURDAS NAS EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS.

    ResponderExcluir
  26. forca eu como professor tenho me deparado com este tipo de caso, e posso crer apartir de ja que ja encontrei a solucao para o meu problema

    ResponderExcluir
  27. ola sr professora quanto tempo leva para descobrir este tipo de problema no aluno uma vez que tenho me deparado com turmas numarosas?

    ResponderExcluir
  28. Este ano tenho um aluno com síndrome de down para dar atendimento na sala de recursos, ele não fala, não lê, não escreve, está com dez anos, não tem problemas de audição, é hiperativo. gostaria que me sugerisse atividades que chamassem a sua atenção e que ele conseguisse focar a atenção. Ele gosta muito de jogos no computador.

    ResponderExcluir
  29. Descobrimos na sala de aula que tem um aluno com Baixa visão, trabalho com eles no Laboratório de Informática, estou lendo algumas dicas que possa contribuir com a convivência deste aluno no decorrer do ano 2013, pois nem os pais dele sabia que o filho tem baixa visão.

    ResponderExcluir
  30. Olá Marcia, pesquisando atividades encontrei seu blog e amei sei que ele me será muito útil, pois vou trabalhar na sala de recursos pela primeira vez e tenho muitas dúvidas sei que vou precisar muito de ajuda e desde já conto com vc que já tem muita experiência.

    ResponderExcluir
  31. Olá Marcia, parabéns pelo Blog. Sou professora de Biologia do Ensino Médio e tenho um aluno do 1 ano com baixa visão. Alguma sugestão para esse caso? Como trabalhar com o aluno no microscópio? Agradeço desde já o apoio.
    Clarissa

    ResponderExcluir
  32. OLA MÁRCIA, ADOREI O POUCO QUE VI SOBRE SEU TRABALHO, POIS TENHO UMA NETA QUE ESTA COM 6 ANOS E EM UMA ESCOLA DE INCLUSÃO AO QUAL OS PROFESSORES NÃO TEM NENHUM CONHECIMENTO SOBRE O CASO, ESTOU TENDO MUITA COLABORAÇÃO DE TODOS, MAS ESTA SENDO DIFICIL FAZER AS ATIVIDADES PARA ELA, ACOMPANHANDO O QUE A PROFESSORA ESTA DANDO, ELA JÁ LÊ, SO QUE TUDO EM ALTO RELEVO, COMO EU ENSINEI, MAS FICA MUITO DIFICIL PASSAR TUDO EM RELEVO , GOSTARI MUITO DE RECEBER SUA AJUDA COM ATIVIDADES PARA ELA. ELA É PORTADORA DE GLAUCOMA CONGENITA. OBRIGADA.MEU EMAIL É macfatima@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  33. Márcia, trabalhos como o seu mostra que a educação faz a diferença numa sociedade cada vez mais excludente e indiferente. Educar é amar independente da sua condição física, psíquica ou emocional. A educação transforma e liberta o homem da politica da exclusão e da alienação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Olá Márcia,amei o seu blog...Parabéns!!!!
    Trabalho na Educação Infantil como mediadora de uma criança com baixa visão,preciso de sugestões de atividades para desenvolver com ela.
    Desde já agradeço.
    Um abraço.
    ferreira_junia@ig.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá Marcia,trabalho como professora de deficiência visual há quase 2 anos e estou precisando de algumas idéias para a páscoa.Existem algumas atividades diferenciadas tb para a baixa visão,vc poderia postar no seu blog essas atividades!o meu imail é dalarmedias@gmail.com.
    obrigada,jamili.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelo seu excelente trabalho,sou portadora de degeneração macular,moro em Sto andré,SP,aprendi tocar orgão qdo mais nova,mas já estou há muito tempo sem tocar,devido ao problema,sabe de alguma escola com adaptações para lecionar piano para baixa visão,mais perto de onde moro?qualquer que seja a resposta ficarei muito grata.meu e-mail é:mpatriciob@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá Márcia, trabalho há oito anos com séries iniciais, e este ano assumi um novo desafio: uma sala multifuncional. Tenho dois alunos com deficiência auditiva que não são alfabetizados na língua portuguesa e gostaria de receber sugestões suas de como posso trabalhar esta questão com eles no AEE, afim de estimulá-los e alfabetizá-los de fato. Meu e-mail: giorgia_goulart@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  38. Sou auxiliar de apoio à inclusão na rede municipal de B.H e amo meu trabalho,atendo um aluno com TDAH já faz 3 anos e é muito gratificante ver o avanço do mesmo.Gostaria de matérias recentes sobre o assunto e amei o seu blog.
    Abçsss
    Gislene

    ResponderExcluir
  39. Márcia primeiramente quero parabeniza-la... por esse belíssimo trabalho, e pelo Blog que eu fiquei apaixonada... amei , que Deus possa te capacitar cada dia mais para que você continue dando sequência deste trabalho tão lindo... , e que ainda algumas pessoas não tem conhecimento , e outros tem mais não se em portão com essa questão .
    mais esse é um meio, um caminho de mostrar a eles que na verdade , somos todos iguais na diferença!!! beijos ... e obrigada pela ajuda com nossos alunos . professora vanessa barros

    ResponderExcluir
  40. Rosane Flávia 29 de abril de 2013

    Sou professora de uma aluninha com baixa visão ela tem 4 aninhos, gostaria de algumas atividades para trabalhar com ela, se for possivel.Meu email é Santana.akrahn@gmail.com

    Abçss
    Rosane

    ResponderExcluir
  41. Márcia parabéns pelo o seu trabalho, este ano aceitei o desafio de trabalhar em uma sala de Aee.Tenho um aluno com baixa visão que estuda o 6ª ano,e me sinto muito confusa em relação as atividades que devo desenvolver com este aluno em sala de Aee, me ajude com sugestões de atividades se possível pode me enviar pera meu emai:rosenildasousa@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  42. Li seu trabalho e achei muito legal e proveitoso. vou utilizar algumas de suas dicas para trabalhar com uma aluna da minha sala multifuncional. Não tenho ainda a formação adequada pra trabalhar AEEs por isso procuro informações em sites como o seu. Muito obrigado e parabéns!

    Meu Email: pfranciscoernandes@yahoo.com

    ResponderExcluir
  43. pfranciscoernandes@yahoo.com21 de outubro de 2013 às 04:07

    Professora, parabéns!
    Seu trabalho vai ajudar-me e muito na minha sala de aula, pois estou iniciando e não tenho muita experiência na luta com pessoas com dificuldades educacionais especiais. Estou sempre procurando ajuda, e sua colaboração é pra mim maravilhosa. Abraços...

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Márcia, muito lindo e informativo seu blog. Que Jesus derrame sabedoria, conhecimento e cada vez mais o amor Dele em ti. Para que assim, você reparta tudo isso com essas crianças verdadeiramente especiais. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  45. Ola Márcia, sou aluna de pedagogia e preciso de sua ajuda...
    Pesquisei mas não consigo encontrar um exemplo de plano de aula com o seguinte conteúdo "Conceito de Adição" contendo os seguintes itens: Tema: Objetivos: Metodologia: Recursos Didáticos: Público Alvo: Avaliação: Essa atividade deverá ser desenvolvida em grupos de até quatro pessoas.
    Será que pode me ajudar?
    Fico no seu aguardo
    Marli

    ResponderExcluir
  46. Olá Márcia...

    Parabéns pelo seu trabalho! Gostaria de saber se vc teria sugestões sobre sondagem inicial para alunos com deficiência intelectual. Um abraço,

    Talita

    ResponderExcluir
  47. Olá márcia. Parabéns pelo seu trabalho. Eu trabalho com crianças com cegas e baixa visão, por isso estou constantemente procurando atividades. Se pudermos trocar ideias meu email é mahbrze@hotmail.com.
    Abraços
    Mariá

    ResponderExcluir
  48. Oi Márcia, meus parabéns pelo seu blog e todo o trabalho que está realizando, dividir a sabedoria é um dom do ser mais sábio.... Também sou professora de AEE e sei o quanto é difícil mais prazeroso trabalhar com alunos especiais.

    ResponderExcluir
  49. oi professora Marcia meus parabéns pois eu também trabalho com a educação especial pois atendo alunos com múltiplas deficiências e autismo e constantemente procuro sempre atividades que possa sempre me ajudar .

    ResponderExcluir
  50. Boa noite professora Marcia, meu nome é Denilson, sou professor de primeira viagem, recém formado; e tenho uma aluna com baixa visão. Estou encontrando dificuldades para escolher as melhores atividades para alfabetiza-la. Por favor, me ajude a fazer a diferença com essa aluna, que apesar de ter essa dificuldade é uma aluna esforçada. Desde já agradeço a você, e estou acompanhando seu blog.

    ResponderExcluir
  51. Olá professora Márcia, amei seu blog, pois sou professora de Sala Multifuncional e tenho alunos DI, Surdez, TDAH e até com Síndrome de Moébios. Vou voltas mais vezes e gostaria de ter atividades para crianças com S. de Moébios, estou com dificuldades. Se você mandasse algumas atividades no meu email ficaria muito grata. marlenevieirac@hotmail.com Sim, sou de Riachão- Ma. professora da UI Gov. Luis Rocha.

    ResponderExcluir
  52. Olá Márcia, parabéns pelo seu trabalho, seu blog é ótimo, gostaria de saber se você pode me ajudar, trabalho com sala de recursos,e os recursos que tenho são muito infantis e tenho um aluno adolescente fico sem ter oque oferecer a ele, se puder me ajudar, fico muito agradecida.

    ResponderExcluir
  53. Oi Márcia sou aluna de pedagogia e seu blog e de grande inspiração, você ama o que faz e isso me motiva muito. Prabéns

    ResponderExcluir
  54. parabéns,pela iniciativa e acreditar que com amor dedicação e perseverança conseguiremos semear a semente da reflexão a todos envolvidos no processo de aprendizagem da Educação Especial.

    ResponderExcluir
  55. Onde estao as sugestoes? tem apenas duas e o restante apenas comentarios.....

    ResponderExcluir
  56. Sou Neila. Gostaria de saber como trabalhar com alunos cegos mais velhos, que nunca foram alfabetizados.

    ResponderExcluir
  57. Olá Marcia.Meu nome é Marcia e gostaria de saber mais sobre como trabalhar com aluna já alfabetizada que está perdendo a visão. Como auxiliar? o que trabalhar na Sala de AEE?

    ResponderExcluir
  58. Oi Márcia, amei seu blog! Atualmente estou fazendo a graduação em Educação Especial e tenho uma filha linda de 3 anos com paralisia cerebral tetraespástica, ela tem baixa visão também, escuta, sorri. Mas não sabemos até que ponto ela compreende as coisas, se pergunto algo, ela não sinaliza o que quer. Balbucia apenas AH... Me preocupo o que devo passar pra ela, por enquanto ela vai na APAE. Não sei se começo com cores através do contraste, como não sei se ela compreende, não sei por onde começar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.