by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

terça-feira, 15 de maio de 2012

GenVirtual -Software para tratamento de crianças deficientes


O software é gratuito e utiliza a musicoterapia na reabilitação de deficientes. Requer apenas computador com áudio, webcam e impressora para funcionar.
Para desenvolver o potencial de aprendizado ao máximo, crianças com deficiência física ou cognitiva precisam de ferramentas adequadas às suas necessidades especiais. O investimento, contudo, costuma ser elevado, o que dificulta o acesso a boa parte das associações assistenciais e famílias. Para superar a dificuldade, uma pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integrados (LSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP elaborou um software gratuito que utiliza a musicoterapia na reabilitação de deficientes. Requer apenas computador com áudio, webcam e impressora para funcionar. 
Pode ser baixado no endereço www.tec-edulivre.com.br

FUNCIONAMENTO DO GENVIRTUAL:
1 - Para o funcionamento do GenVirtual você vai precisar de três elementos básicos: uma câmera equipada com tripé que, neste caso pode ser uma webcam; o software GenVirtual; e uma tela para exibir os objetos 3D.
2- Imprima os cartões musicais do GenVirtual. Os cartões musicais são formados por símbolos musicais (notas musicais e instrumentos) e símbolos auxiliares ( microfone para gravar; clave de sol para escuta.
3 - Cada cartão virtual origina um cubo virtual em 3D. Para visualizar estes cubos, você deve posicionar os cartões musicais no campo de visão da webcam. Cada cubo possui uma cor diferente que representa uma nota musical.
4 - Para ouvir os sons das notas musicais, você deve "tocar" nos objetos virtuais com as mãos. Neste momento, a webcam detectará sua mão em cima do cartão, podendo assim executar o som da respectiva nota musical.
5 - O timbre do piano é padrão. Mas você pode alterar o timbre das notas musicais, colocando no campo de visão da webcam o cartão com a imagem do instrumento musical desejado. Não é necessário que o cartão permaneça no campo de visão da webcam. Uma vez que o sistema reconhece o desenho do instrumento, todas as notas musicais têm seu timbre alterado automaticamente. Além dos instrumentos musicais de corda e sopro, o GenVirtual disponibiliza instrumentos musicais de percussão.
O funcionamento é simples. Quadrados de papel com os nomes das notas musicais (dó, ré, mi, etc) são espalhados sobre uma superfície, como uma mesa ou o chão, dentro do enquadramento da webcam. A criança toca o papel e, em seguida, o computador emite a nota musical correspondente. No monitor de vídeo, cubos coloridos aparecem sobre a imagem real, numa tecnologia chamada de realidade aumentada – a projeção de elementos virtuais sobre o real. Por meio dos cubos, dá para seguir sequências musicais pré-determinadas pelo programa – além de, claro, usar a criatividade para brincar de Beethoven.
Chamado de GenVirtual, o software foi inspirado pelo brinquedo Genius, famoso na década de 1980, que utilizava botões coloridos para construir sequências musicais. Mais que divertir, a versão criada pela engenheira Ana Grasielle Dionísio Corrêa utiliza a terapia por meio da música para estimular atenção, concentração e memorização de cores e sons nas crianças deficientes.Também ajuda o aprendizado motor com execução e repetição de movimentos realizados com os membros.
O programa permite que o terapeuta realize o planejamento motor para cada criança, com base nas limitações físicas. Isso é possível pela disposição livre de marcadores sobre a superfície onde ocorre a interação. Os cartões não precisam estar em ordem nenhuma e podem ser impressos no tamanho mais adequado para o usuário. O GenVirtual pode ser utilizado em casa sem precisar de muitos recursos, com base em orientações prévias do musicoterapeuta. Assim a reabilitação não se limita às clínicas.
Thiago Minami - Agência USP

Veja o funcionamento do GenVirtual no vídeo abaixo :




Um comentário:

  1. Márcia, achei genial mesmo o Software GenVirtual. É uma boa idéia para trabalharmos com nossos alunos do AEE. Obrigada mais uma vez por sua contribuição e idéias.

    Grande beijo!
    Mariane Savioli

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.