by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Romário : "Minha filha mudou minha vida"

“As crianças com síndrome de down são apaixonantes”
O ex-jogador Romário  tem uma filha de seis anos com Sindrome de Down, e   se declara  totalmente apaixonado por ela,  diz que depois do nascimento de Yvy sua vida mudou . “Passei a ser um pai melhor, uma pessoa melhor, ser mais compreensivo, entender com mais calma algumas coisas com que não tinha paciência”, contou. “Papai do céu quando colocou a Ivy na minha vida, deu outro sentido a ela”. A pequena é também um anjo que ajuda na divulgação da causa da síndrome de down. Romário agora é deputado federal e teve em Ivy uma forte motivação para entrar na política. O carro-chefe da campanha foi trabalhar por esta causa.
 Romário diz que políticas públicas precisam avançar

Extraído de: Partido Socialista Brasileiro - 21 de Março de 2011

Cerca de 500 pessoas participam do ato em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, no dia  21 de março. Na abertura do evento, o deputado socialista Romário (RJ) lembrou que ainda há muito preconceito em relação ao tema e que é preciso avançar para garantir políticas públicas de qualidade para as pessoas com down.

Nós queremos mostrar que as pessoas com Down são normais. Nós é que somos anormais a medida que ainda agimos com preconceito. Tenho certeza que daqui sairão muitas idéias para a formulação de políticas públicas na área, disse. Romário lembrou ainda que não é preciso somente formular leis. Precisamos também preparar as escolas e os educadores para acolher a criança com down, alertou o deputado.

A repórter Fernanda Honorato, primeira repórter down do Brasil, apresenta o evento. Durante a abertura, os palestrantes lembraram, principalmente, dos problemas relacionados à inclusão social das pessoas com a síndrome Romário lembrou que hoje vivem 300 mil pessoas com down no país. E vivem longe do ideal, sem acesso a tratamentos médicos e escolas adequadas, lembrou.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, José Dias Toffoli, que tem um irmão down, lembrou que o direito a igualdade está na Constituição Federal. E hoje, como ministros do Supremo, temos a obrigação de combater qualquer tipo de discriminação, lembrou.

Já o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que tem uma filha com síndrome de down, alertou que a sociedade brasileira avançou bastante em relação ao tema, mas ainda é preciso garantir políticas públicas que colocam os deficientes em igualdade. Há quarenta anos, quem tinha Down era confinado. Hoje, estamos lutando pela chegada no mercado de trabalho, comparou. Também compuseram a mesa o deputado Manderra .
Autor: Liderança do PSB na Câmara
 
Romário e Jean Wyllyans: Juntos pela mesma causa

Brasília, 08 de abril de 2011.
Autor: Ana Paula Leitão
O deputado Romário (PSB-RJ), Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Rogério Carvalho (PT-SE) apresentaram à Câmara projeto que estende benefícios de deficientes físicos para deficientes intelectuais.
A matéria prevê cotas para deficientes intelectuais no mercado de trabalho e direito à aposentadoria dos pais em caso de morte dos mesmos.


Quem conhece e convive com uma criança deficiente sabe o quanto ela necessita de apoio para se desenvolver. Mas, nós também ganhamos com esta convivência, aprendemos a cada dia o valor das pequenas conquistas, aprendemos que cada um tem seu ritmo e que as coisas acontecem a seu tempo. Os pais dessas crianças  vivem um luto constante com sua vinda e muitos não conseguem entender que são apenas diferentes, mas muito especiais ,e o amor e só ele é  será capaz de transpor todas as barreiras impostas pela deficiência. Lendo sobre a vida de Romário pude ver o quanto o nascimento de sua filha com Síndrome de Down mudou algumas posturas e atitudes, e o quanto a filha deu um novo sentido a sua vida  e a sua carreira política também. Não foi pelos esportistas, ou jogadores de futebol, ou pela causa de atletas que Romário se dispôs, mas sim pela causa dos deficientes , compreendo e me emociono, pois, quando se trata de lutar por  nossos filhos , somos ferozes e capazes de tudo e quando esta luta é em prol de um filho deficiente a batalha e os esforços se multiplicam, e acredite, as conquistas também.(M.S)

UM PRESENTE DE DEUS.

7 comentários:

  1. NAS DIFICULDADES DE CADA UM, PODEMOS VER SUA DETERMINAÇÃO, E MAIS, ABSORVER O QUE DE MELHOR ELES NOS PASSAM.EM CADA CRIANÇA OU ADULTO COM DEFICIENCIA AGUDA,GRAVE, DEIXAM SUBLINHADO TANTA MATURIDADE, FORÇA, CORAGEM, ALEGRIA E EXEMPLO DE QUE TUDO SE VENCE FAZENDO PONTE E ULTRAPASSANDO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns marcia!!! pelo constante esforço e dedicação.
    Bjao!! Graça.
    e-mail gracynhasylva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. HÁ POUCO TEMPO ESSA ERA UMA REALIDADE BEM DISTANTE PARA MIM.APÓS PASSAR A ATUAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL,MEUS CONCEITOS MUDARAM...IMPUS OUTRO RITMO Á MINHA PRÁTICA E A MINHA VIDA,...HOJE NÃO ME VEJO FAZENDO OUTRA COISA.SOU APAIXONADA POR ESSES ALUNOS.

    ResponderExcluir
  4. que deus te abençoi para que possa enfrentar todas dificuldades da vida adorei seu blog torço por vc beijos de amigos que adoraria te seguir no blog siganos www.patty-mulheresvitoriosas.blogspot.com com amor jullia,patricya e suelen

    ResponderExcluir
  5. sou pai do vitor, que é down. um dia eu disse a ele que o amava, agora todos os dias ele me pergunta se eu o amo, repsdo que am muito e ele e o meu chuchu....rs ele tem hoje 16 anos.

    ResponderExcluir
  6. minha amiga tem um filho down um amor de crianca,todos eles sao uns amores,a sensibilidade deles e incrivel eles veem coisas que nos nao queremos enxergar gente ta na hora de dizer na ao preconceito,deficientes sao os seres humanos que nao tem amor ao proximo.

    ResponderExcluir
  7. olá Márcia!
    conheci hoje o seu trabalho no seu blog e fiquei orgulhosa de você.

    Parabéns pela sua coragem e amor pelo que faz!
    Meu e-mail:alicepsico2009@gmail.com

    Quero continuar em contato com você.
    Trabalho em sala de recursos multifuncionais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.