by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

JOGOS PARALÍMPICOS OU JOGOS PARAOLÍMPICOS?


Os Jogos Paralímpicos ou Paraolímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral) e, até 2000, atletas que sofriam de deficiência mental. Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, Itália, têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares atingidos na Segunda Guerra Mundial.
O sucesso das primeiras competições proporcionou um rápido crescimento ao movimento paralímpico, que em 1976 já contava com quarenta países. Neste mesmo ano foi realizada a primeira edição dos Jogos de Inverno, levando a mais pessoas deficientes a possibilidade de praticar esportes em alto nível. Os Jogos de Barcelona, em 1992, representam um marco para o evento, já que pela primeira vez os comitês organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos trabalharam juntos. O apoio do Comitê Olímpico Internacional após os Jogos de Seul, em 1988 proporcionou a fundação, em 1989, do Comitê Paralímpico Internacional. Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas visando ao desenvolvimento do esporte para deficientes.
Vinte e oito modalidades compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, sendo que vinte e cinco já foram disputadas, duas irão estrear na edição de 2016 e uma não tem previsão para a inclusão. Além de modalidades adaptadas, como atletismo, natação, basquetebol, tênis de mesa, esqui alpino e curling, há esportes disputados exclusivamente por deficientes, como bocha, goalball e futebol de cinco.
O Brasil tem conseguido destaque nas últimas edições dos Jogos Paralímpicos. O país estreou em 1976 e conquistou sua primeira medalha na edição seguinte. Em 2008, pela primeira vez encerrou uma edição entre os dez primeiros no quadro de medalhas, ficando em nono lugar com 47 medalhas.

MUDANÇA NA TERMINOLOGIA

O termo "paraolímpico" deixou de ser utilizado em novembro de 2011, num pedido feito pelo Comitê Paralímpico Internacional, que buscava uniformidade na expressão em todas as línguas. O português era o único idioma que ainda não usava a derivação correta do inglês paralympic, termo criado com base no cruzamento de para(plegic) + (o)lympics. Com a mudança, todos os idiomas já utilizam o paralympic e todas suas derivações.
Para o gerente de Comunicação e Marketing do CPB o principal problema será na área cognitiva. Fazer com que as pessoas se acostumem a usar os termos paralímpico (a) ou paralimpíada (s).



JOGOS PARAlÍMPICOS 2012

Os jogos Paraímpicos acontecerão em Londres e começará em 29 de agosto (cerimônia de abertura) e vai até nove de setembro (cerimônia de encerramento). Haverá a participação de mais de cinco mil atletas (esperado) de 150 países (esperado), inclusive do Brasil. Vinte esportes estão no programa paraolímpico de 2012. A delegação brasileira contará com mais de 300 pessoas.

Fontes:
Wikipédia
www.portaleducarbrasil.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.