by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

sábado, 7 de janeiro de 2012

CELA BRAILLE DE CAIXA DE OVO


A criança cega deve aprender o sistema Braille desde os primeiros dias na escola, assim todas as atividades de estimulação tátil levarão e ou culminarão em seu aprendizado. Sabemos que entre o aprendizado do sistema e a utilização fluente deste há um grande caminho a ser percorrido. O Sistema Braille são sinais formados através de combinações de seis pontos. Estes pontos são dispostos em duas colunas e três linhas, os seis pontos formam o que se convencionou chamar "cela Braille".
Cela Braille

No processo de alfabetização, necessitará de experiências físicas diretas com objetos que a rodeia, principalmente com os objetos de ‘escrita em branco’: o punção, a reglete, máquina de escrever, textos em relevo, ábacos, símbolos da escrita em formas táteis... A escola deverá levar ao aluno opções diversas de materiais didático-pedagógicos. Mas antes de iniciarmos este processo de alfabetização devemos estar cientes que a exploração tátil já foi bem explorada e desenvolvida. A cela Braile poderá ser inserida primeiramente em moldes maiores para o conhecimento e localização de seus pontos, depois, diminuindo aos poucos até a escrita e leitura convencionais.
Podemos confeccionar a cela Braile com diversos materiais em diversos tamanhos, dentre estes materiais, há os recicláveis e uma das alternativas funcionais está à cela confeccionada com caixas de ovos.



Materiais

-Caixas de ovos ( cada caixa dá para fazer duas celas);
-Bolinhas de desodorante roll on (no minimo 6 bolinhas);
-Tesoura para recortar.

Modo de fazer

Recorte as celas e coloque as bolinhas de acordo com a letra desejada,da seguinte forma:






Letra A ponto 1











Letra B ponto 1 e 2











Letra L ponto 1,2 e 3





Simples mas eficiente!

2 comentários:

  1. Adorei!! Por favor poste mais ideias de recursos práticos assim para trabalhar com alunos cegos. Eu recebi um em minha sala. Tem 6 aninhos.Criança adorável, inteligente. Preciso ajudá-lo a desenvolver-se juntamente com os demais colegas. Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito e vou trabalhar no dia da inclusão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.