by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

quinta-feira, 3 de março de 2011

NOVAS TECNOLOGIAS FACILITAM A VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Quanto tempo hein! Mas voltei e com novidades quentinhas e maravilhosas que em breve estarão aqui em nossa cidade.
A tecnologia é algo fascinante e não podemos imaginar nossa vida sem ela, e para as pessoas com deficiência pode ser a diferença entre realizar ou não várias tarefas , proporcionando facilidade e comodidade. Veja algumas destas novidades impressionantes.
A NOVA CADEIRA DE RODA

A empresa Exmovere Holdings desenvolveu um novo tipo de veículo para deficientes físicos em que, ao contrário das cadeiras de rodas convencionais, o usuário é mantido em pé para encarar olho no olho as outras pessoas. Batizado de Chariot, o produto envolve as pernas e quadril da pessoa e se move com sensores de movimentação e inclinação para manter as mãos livres. Além disso, o aparelho é movido a eletricidade e equipado com sistema de monitoração de batimentos cardíacos, temperatura corporal, sistema de aquecimento e resfriamento, GPS e até mesmo um sistema de sonar e radar para os usuários que sejam deficientes visuais. O vídeo abaixo (em inglês) mostra o funcionamento de um protótipo do Chariot.


PROGRAMA IMPRIME FOTOS TÁTEIS PARA CEGOS
 Inspirado por um pesquisador deficiente visual que se queixava da falta de informações gráficas, o pesquisador Baoxin Li, da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, iniciou seu trabalho no desenvolvimento de um programa que transforma fotografias comuns em imagens que podem ser "vistas" por deficientes visuais.
O programa usa um algoritmo que captura as linhas essenciais para a percepção de um rosto e forma uma imagem que pode ser impressa em alto relevo. O software não traduz todas as expressões em relevo.
Por enquanto, os programa só transforma fotografia de rosto, mas os pesquisadores esperam desenvolver em breve uma forma de fazer mapas em alto relevo. As impressoras táteis normalmente existem apenas em instituições especializadas em deficientes visuais. Mas Li disse ao Discovery News que logo as fotografias que passarem por seu programa poderão ser sentidas por cegos usando gadgets que permitirão sensações táteis

CARRO ADAPTADO PERMITE QUE DEFICIENTE VISUAL DIRIJA


A Universidade Virginia Tech desenvolveu uma teconologia que possibilita que deficientes visuais dirijam automóveis. A novidade foi testada pelo executivo da Federação Nacional para Cegos (NFB, em inglês) Mark Riccobono e foi criada a partir da adaptação de um carro com uma série de equipamentos, entre eles um par de luvas que oferece respostas táteis ao deficiente.
Riccobono dirigiu no Daytona International Speedway, nos Estados Unidos, e pode desviar de osbtáculos estáticos e móveis que eram lançados de dentro da van que o acompanhava. A tecnologia é resultado de uma competição proposta pela federação.
Segundo a NFB, mesmo com os resultados positivos do teste, a tecnologia ainda não está pronta para utilização no cotidiano e não tem um nome definido, nem previsão de disponibilidade ao consumidor. Além disso, para que o acessório possa ser usado é preciso saber se a legislação vai aprovar o equipamento.

APARELHOS AUDITIVOS PODEM INTERAGIR COM CELULAR E MP3

Você já imaginou o seu aparelho auditivo interagindo com o MP3 player e até mesmo com o celular? Pois a tecnologia wireless uniu o útil ao agradável e tornou isso possível. Um acessório, semelhante a um colar, vai receber o som que sai do equipamento portátil via bluetooh, converterá as informações e depois, as transmitirá para o aparelho auditivo.
O contrário também pode ser feito. Ao falar, a pessoa terá sua voz capturada pelo acessório, que a enviará ao celular, também via bluetooth. O telefone poderá ficar até 10 metros de distância do indivíduo e, mesmo assim, as funções permanecerão inalteradas. Esse processo acontece da mesma forma tanto com MP3 quanto com celulares, basta clicar em um botão. A inovação ajuda a reparar gradativamente os problemas de audição.
Além disso, uma antena wireless integrada aos aparelhos auditivos terá a capacidade de enviar comandos da orelha esquerda, para a direita e vice-versa. Assim, quando o volume, por exemplo, for alterado em um dos aparelhos, automaticamente o oposto será alterado. Os aparelhos estão disponíveis nos modelos Passport e Latitude, do Grupo Microsom.
DISPOSITIVO TRADUZ AOS CEGOS LINGUAGENS QUE NÃO ESTÁ EM BRAILLE

Cada vez mais designers estão divulgando projetos de dispositivos para pessoas com deficiência visual - e, mais uma vez, utilizando o celular. Esse é o Thimble, ainda um conceito, mas que promete traduzir aos cegos a linguagem que não está em braille.
Em seu dedo indicador, a pessoa com deficiência visual deve colocar o aparelho, conectado ao seu smartphone. O Thimble possui um scanner óptico, capaz de traduzir o texto de papel em mensagens de braille. A conexão entre o usuário, a luva e o smartphone é feita por bluetooth.
Desenvolvido pelos designers Erik Hedberg e Zack Bennet, o Thimble possui também um sensor, que se conecta à internet e dá a possibilidade de a pessoa com deficiência visual saber sua real localização na cidade.

CELULAR PARA SURDOS

A Tecnologia esta tão avançada que agora até mesmo os deficientes auditivos vão poder falar no celular, um modelo lançado pela Telecom, programa inventado pela RYBENA,
O Torpedo Rybená é um serviço que permite receber e enviar mensagens de texto na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. - Surdos (Pessoas com Necessidades Especiais – auditivos ou com baixa audição) poderão, através da animação de imagens no celular, se comunicar em LIBRAS, como também visualizar as mensagens recebidas em texto. - Ouvintes poderão enviar Torpedos Rybená, que serão convertidos para LIBRAS, viabilizando, dessa forma, a comunicação através do uso de duas línguas (Português x LIBRAS), de forma autônoma e não tutelada. O Player Rybená® é capaz de converter qualquer páginas da Internet ou texto escrito em português para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. - Permite tornar o seu Web Site acessível para a Comunidade Surda

Um comentário:

  1. Parabéns,

    Pela maneira doce, acessível e esclarecedora... que afeta a vida de todos que estão ao seu redor, nos atendimentos escolares, nos nossos encontros matinais de quintas-feiras e pela conexão deste blog.

    "Ainda que eu falasse
    A língua dos homens
    E falasse a língua dos anjos,
    Sem amor eu nada seria."

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.