O aluno surdo deve ser respeitado, pela sua deficiência e por ser usuário de outra Língua, e respeitar é dar a ele condições de acesso a esta língua para que aprenda e se desenvolva adequadamente. Para Goldfeld (1997), o ambiente lingüístico deve ser o mais adequado possível à criança surda, para facilitar a aquisição da língua de sinais e evitar o atraso da linguagem e todas as suas conseqüências, em nível de percepção, generalização, formação de conceitos, atenção e memória. E acrescenta que provavelmente “a língua de sinais será a língua mais utilizada na construção da fala interior e exercerá a função planejadora da linguagem, já que esta língua é mais fácil e natural para o surdo”.Assim, quando o aluno surdo entra na escola o professor do AEE deve providenciar materiais em Libras que estimulem o seu aprendizado. Sabemos que há poucos materiais disponíveis em Libras, e a troca e confecção destes são imprescindíveis para um bom trabalho. Assim disponibilizarei o calendário 2011 em libras (elaborado e montado por mim), espero que gostem e utilizem em seu dia-a-dia.
Olá MArcia,gostaria de receber esse calendário também....rsrsrrsr abraços
ResponderExcluir