by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A criança com deficiência intelectual, assim como qualquer criança, deve pertencer ao ambiente escolar. A escola deve proporcionar a esta uma educação voltada as suas habilidade e não exaltar as suas dificuldades. Sabemos que para seu aprendizado se concretizar deveremos dar a ela um "tempo maior" oferecendo atividades ricas e que o levem a construir seu conhecimento. Segundo Vygotsky, as leis que regem o desenvolvimento da pessoa com deficiência mental são as mesmas que regem o desenvolvimento das demais pessoas. Aspecto este também presente nos processos educacionais (VYGOSTKY, 1997, 2003). Para ele, a criança cujo desenvolvimento foi comprometido por alguma deficiência, não é menos desenvolvida do que as crianças ‘normais’, porém é uma criança que se desenvolve de outra maneira.

As atividades propostas terão que partir de seu conhecimento para a construção de novos conceitos. Mas, muitas vezes a criança com DI não conhece “si mesma” não sabe distinguir suas características físicas e emocionais, não discrimina suas preferências. Pensando neste pressuposto devemos, a priori, oferecer atividades que favoreçam o conhecimento pessoal.


 
ATIVIDADE 1- CARACTERISTICAS EMOCIONAIS

Atividade montada no computador(Programa Word)
 
APÓS OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS NUMERE AQUELAS RELACIONADAS A VOCÊ.
( O aluno deverá escolher as caracteristicas que ele julga possuir, numerá-las e escrever as caracterisiticas)


AGORA EXPLIQUE PORQUE ESCOLHEU AS CARACTERÍSTICAS ACIMA.
(O aluno deverá justificar suas escolhas)


ATIVIDADE 2 - CARACTERÍSTICAS FISICAS


ATIVIDADE 3 - PREFERÊNCIAS



*Lembrando que as atividades propostas deverão ser iniciadas com um bom diálogo e pesquisa, buscando levar o aluno a conhecer seu histórico,caracteristicas e preferências:
  • QUEM É VOCÊ?
  •   O QUE É CARACTERÍSTICA FISICA?
  • O QUE É CARACTERÍSTICA EMOCIONAL?
  •  COMO VOCÊ SE COMPORTA FRENTE A UM NOVO ACONTECIMENTO?
  •  QUAIS SUAS PREFERÊNCIAS?


 

54 comentários:

  1. Muito interessante o artigo, Marcia! Parabéns!

    Gostaria de aproveitar e convidar a todos a conhecer a Best Buddies: www.facebook.com/bestbuddiesnobrasil que é uma entidade internacional sem fins lucrativos abrindo agora seu escritório no Brasil para auxiliar a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência intelectual. Nossos programas de inclusão social não têm custo algum, venham curtir a gente!! Para mais info, veja nosso site oficial www.bestbuddies.org email robertalunardi@bestbuddies.org .

    ResponderExcluir
  2. Márcia, educador não é apenas aquele que sabe, mas também aquele que transmite e compartilha o que sabe. Você está de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Muito ricas suas informações. Trabalhamos com educação especial e em nossos estudos incluímos sempre Jean Piaget,Wallon e Vygotsky esses pensadores nos proporcionam maiores conhecimento o desenvolvimento e a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Amei suas atividades. Tabalho em uma escola de periferia do 2 ano e tenho 3 alunos especiais, um deles e fisica, outro mental e o outro tem intelectual. Realmente é dificil poís nós professores não temos uma formação especifica nesta area que cada vez mais esta inserida nas escolas. Uma professora me acompanha na sala e eu a ajudo sempre no que posso para que a inclusão seja algo importante e sem temores pelos profissionais.
    Deixe meu e-mail pois preciso de todo tipo de ajuda necessário para uma aprendizagem de qualidade. ( rosanasilva3764@hotmail.com)
    Abraços e ate mais

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou atuando com alunos com DI e gostaria de dicas, onde consigo materiais que possam me ajudar em sala? Pois seria para turma de EJA. Amei o seu blog, muito legal. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de parabenizar a iniciativa do blog e o conteúdo disponibilizado. Gostaria de obter trocas de materiais deste nível. Se possível me enviar; pois também sou educadora de alunos especiais. Meu e-mail é rafaela_poell@hotmail.com

    Desde já, agradeço! Abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog, amei, trabalho em uma escola regular e sou professa este ano de uma criança auditiva, estou sentindo mtas dificuldades em trabalhar com ela, preciso de modelos de atividades e orientacoes para melhorar minha comunicação c está criança, por favor me ajude meu e mail e meire.as27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Que legal colega, é sempre bom compartilhar um pouco de nossos conhecimentos, amei suas atividades,irei sempre usalas, obrigada,copiei algumas para trabalhar em sala na próxima semana, sou Isabel de Maceió e ja trabalho na area a sete anos em sala de recursos, meu email é belcanti@hotmal.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelas dicas e sugiro o filme: Cartas para Deus. Vale a pena! Minha área é AEE. Meu e-mail: luciana.eliseu@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. AMEI. PARABÉNS PELO TRABALHO.E OBRIGADA PELA AJUDA.

    ResponderExcluir
  11. Adorei blog,só que eu trabalho como professora de apoio com uma aluna que tem retado mental grave ouve mas não fala,anda com dificuldade,pega nos objetos mas não segura joga no chão,gosta de sentar no chão,não tem nada que chama a sua atenção.Estou com dificuldade de em contra atividade.Por favor me ajude meu e-mail neusarpm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. estou trabalhando com duas crianças especiais, um é autista (leve), o outro tem PC, os dois têm dois anos e 5 meses de idade. Estou em busca de atividades que eu possa desenvolver com eles, meu email é andreia_ccoe@hotmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcia, sou Rita Renata, Pedagoga com pós-graduação em Psicopedagogia e com especialização em AEE e acredito que o seu trabalho irá me ajudar muito pois em breve vou estar assumindo uma sala de recursos multifuncionais e espero que através do seu site eu possa ter ajuda para desenvolver um bom trabalho e possa ajudar os alunos especiais, os quais estarei trabalhando.Meu e-mail é natapestana@yahoo.com.br, espero contar com a sua ajuda sempre que preciso.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcia, adorei seu blog é muito interessante, pois no momento atuo na sala de recursos multifuncionais.

    ResponderExcluir
  15. Seu blog é muito interessante!

    ResponderExcluir
  16. oi marcia aorei tudo que vi no seu blog , sou professora de 23 crianças especiais e estou sempre querendo o melhor para eles temos uma equipe maravilhosa para trabaqlhar com as crianças. obrigada e logo mandarei noticias que vc irá gostar.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcia eu gostaria de saber se vc tem uma dica de uma atividade para alunos com paralisia cerebral e limitrofe ???
    Beijos Y.W

    ResponderExcluir
  18. trabalho com uma criança com DI as vezes é difícil achar atividade, para ela está com 12 anos e está na 7º ano.Gostaria de algumas dicas de algumas atividades.

    agradeço!

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo carinho. Obrigada por compartilhar. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  20. Olá Márcia querida!
    Adorei seu blog, sou educadora de duas crianças com Síndrome de Down, e vc está me ajudando muito. Um enorme beijo com muito carinho.

    Andréa

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o seu blog, adorei as atividades, trabalho no AEE e em sala especial na APAE. Lena Amaral

    ResponderExcluir
  22. Que bom ter acesso a blogs materiais para apoiar nossos educandos.
    Parabéns e obrigada pois é de grande ajuda !

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelas atividades dinâmicas!

    ResponderExcluir
  24. Fiquei muito grata pode está compartilhando com todos vocês,somos mais que vencedores amigos,peguei varias atividades muito legal para trabalhar com meu aluno,um grande abraço á todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Ola Marcia , adorei seu blog. Nao sou profissional em educaçao, mas acompanho uma criança de 10 anos em casa e na escola , ela nao fala mas escuta e tem um retardo mental. Sua idade mental e de aproximadamente 1 ano e meio, nao se interessa por atividades dirigidas e nao consegue se concentrar nesses tipos de atividades. Temos dificuldades em alcança-la cognitivamente. Gostaria de algumas dicas de materiais e atividades na qual possa mão. Meu e.maile didissimao@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Olá!Márcia.Amei o seu blog como também o seu carinho pela profissão.Sou professora do ensino fundamental 1,mas atualmente não estou atuando em escolas,e sim em reforços escolares e mediante pedido de uma mãe,aceitei alfabetizar uma jovem de 23 anos que é possuidora de deficiência intelecutual.Fiz um pequeno teste com ela com as letras do alfabeto,só que ele olhando escreve tudo,porém ao solicitar que escreva sozinha,ela não se lembra de nada.Já conversei com a mãe dela para que procurasse uma psicopedagoga para o caso,mas a mesma me pediu ajuda mediante não ter condições para a contratação da mesma.SE POSSÍVEL,ME AJUDE !!QUAL TIPO DE ATIVIDADES DEVO APLICAR NESSA ALUNA,TÃO NECESSITADA DE NÓS?Meu email é veraluciapaim@hotmail.com
    Um grande abraço,
    Vera Lúcia.

    ResponderExcluir
  27. OI... Márcia... parabéns...

    ResponderExcluir
  28. Olá!Meu nome é Isabel e sou professora do Ensino Fundamental II de História no estado.Em cada sala de 6º ano, tenho um aluno com problemas neurológicos.Não escrevem e mal falam direito.Preciso de atividades que eu possa desenvolver com eles.Já tive alunos com deficiência auditiva, mas com esse tipo de problema,é a primeira vez.Estou preocupada em não conseguir atendê-los em suas dificuldades.Gostaria de desenvolver um bom trabalho.Agradeço se puder me ajudar.Meu e-mail é: isagalasso@ig.com.br

    ResponderExcluir
  29. Muito legal amiga, eu preciso de umas atividades de matemática para sétimo e oitavo ano, obrigada pelas dicas estou perdidinha comecei a lecionar em uma escola do estado que tem muitos alunos com problemas diversos, se vc tiver alguma coisa envie para mim em meu email, que é : marilza.contato@gmail.com, obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Que legal saber que você é uma defensora da educação especial e dos alunos com NEE.

    ResponderExcluir
  31. Oi Márcia, obrigada por compartilhar algo tão interessante para nossas crianças de Inclusão; sou professora do AEE, e adorei seu blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  32. Muito interessante seu blog, mas estou com uma grande dificuldade pois tenho uma aluno q além da surdez, possui tbém baixa visão..

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, sou professora de educação especial e nesse momento acompanho um aluno de inclusão no ensino fundamental, 7a serie ele tem paralisia cerebral, fala pouco, e todos movimentos sao restringidos, é a primeira vez que trabalho com um aluno especial em ensino fundamental e estou com muita dificuldade em adaptar as materias passadas para ele....a padagoga da escola tambem nao consegue me auxiliar, se possivel gostaria que vc me ajudasse ou me auxiliasse em algumas ideias para trabalhar com este tipo de necessidade especial. obrigada Francisca...aguardo resposta no email de minha neta: layla_bozzano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. parabéns Márcia pelo trabalho q você vem feito sempre pensando nas nossas crianças e na inclunsão deles na sociedade

    ResponderExcluir
  35. Olá, boa tarde.. gostaria de pedir sua ajuda. sou aluna de ed fisica e preciso fazer um trabalho com alunos de 10 a 20 anos portadores de deficiencia intelectual. Preciso de dicas de brincadeiras,atividade fisica relacionadas a pascoa.. atenciosamente Julia

    ResponderExcluir
  36. parabéns pelo seu blog, adorei as sugestões.
    Sou a professora Rosangela e trabalho em sala multifuncional.

    ResponderExcluir
  37. adorei seu blog,sou professora de um aluno com PC e estou precisando de ajuda,atividades de como trabalhar com. ele

    ResponderExcluir
  38. oi amei seu blog,estou cursando o 3ºsemestre de pedagogia,estou estagiando como cuidadora de um garoto de12 anos com paralisia cerebral leve,gostaria de dicas de como poder ajuda-lo mais.desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  39. boa noite eu trabalho com dois alunos especiais com deficiência intelectual ou seja não lê e não escrevem como se deve imaginar e eles cursam o 6 ano e tem as idades de 14 e 16 anos me ajudem com atividades por favor.

    ResponderExcluir
  40. boa noite , eu trabalho com dois alunos no 5 ºum com microcefalia e outro com " rachadura no cérebro" não leem me ajudem com atividades ,agradeço desde já

    ResponderExcluir
  41. Xnkigbnnmmmvxssfhkoppooin vccxxsdghnn Larissa Manoela

    ResponderExcluir
  42. Xnkigbnnmmmvxssfhkoppooin vccxxsdghnn Larissa Manoela

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde Márcia! parabéns seu blog é fantástico,estou curtindo muito e seguindo as suas sugestões de estudos e dinâmicas de trabalhos.obrigada por compartilhar idéias brilhantes que proporciona alegria à outros,parabéns!Aldelicia

    ResponderExcluir
  44. Boa noite! preciso de ajuda para adaptar uma prova de ciências 7ano para aluno com deficiência intelectual que não sabe ler

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde!!! Sou professora de AEE do ensino fundamental 2,tenho dificuldades em adaptar os conteúdos de prova, por favor me ajude!!!

    ResponderExcluir
  46. Que maravilha saber que você é uma defensora da educação especial e com ideias brilhantes que proporciona alegria aos estudantes, na inclunsão deles na sociedade. Parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.