by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

domingo, 26 de junho de 2011

TVs brasileiras terão atrações com audiodescrição obrigatória a partir de 1º de julho

O recurso oferece ao telespectador um canal de áudio com a descrição das imagens que aparecem na tela. Sua implementação gradual foi anunciada durante um evento promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, participou do anúncio e reforçou a importância da medida para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.


A obrigatoriedade da audiodescrição foi possível graças a uma portaria do Ministério das Comunicações, que estabeleceu prazos para as emissoras implantarem o recurso. No início, serão duas horas de programação audiodescrita por semana, entre seis da manhã e duas da madrugada. Isto para garantir que as emissoras façam a audiodescrição no horário comercial. Os prazos vão aumentando gradativamente, até chegar em vinte horas de programação audiodescrita ao longo dos próximos dez anos.


 
VOCÊ SABE O QUE É AUDIODESCRIÇÃO E PARA QUEM SE DESTINA?

Você já imaginou assistir televisão sem saber o que se passa quando duas pessoas se olham, ou diferenciar a cena que acontece em um lindo bosque florido ou em um uma área desértica? Não seria difícil compreender a mensagem implícita? Com certeza você responderá sim. Mas isso acontece cotidianamente com as pessoas com deficiência visual, parte do conteúdo fica por conta da imaginação e intuição, assim a audidescrição vem para suprir estas lacunas e proporcionar ao DV compreensão da cena e fatos em sua totalidade.

O recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga. As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme.



Veja comercial da Natura com audiodescrição:




Um comentário:

  1. Muito criativo o seu blog,sugestões interessantes para nós que trabalhamos com alunos especias.Obrigado...Lindinho e criativo seu BLog!!! Márcia Alencar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.