by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

quinta-feira, 24 de junho de 2010

TUTORIAL- Como montar atividades educativas no Word

      Gostaria de iniciar este tutorial, explicando um pouco o porquê de trabalhar com alunos no computador e citando as vantagens (que são infinitas), primeiramente posso dizer que o computador é a melhor ferramenta que temos em mãos para desenvolver a auto-estima de alunos com deficiência, pois, eles vivenciam o aprendizado concretamente com aquilo que mais buscam: o manuseio do computador e como Seymourt Papert diz: “Uma das grandes contribuições do computador é a oportunidade de crianças vivenciarem a emoção de buscar o conhecimento que eles realmente querem”.È claro que os resultados dependerão de como direcionamos estes conteúdos para que promovam o aprendizado.Assim, partiremos do que o aluno conhece e ensinaremos aquilo que desconhece, com relação ao manuseio do micro e as ferramentas do Word deveremos ensinar suas funções e funcionalidade na execução das atividades propostas.

1º PASSO

MONTAGEM DA ATIVIDADE
Na parte superir da tela, na barra de ferramentas, temos vários ícones que poderão ser usados na montagem das atividades, poderemos digitar textos com várias fontes, inserir tabelas e a mais fácil e interessante das ferramentas do Word é o clip-art ,que possui várias imagens de categorias diferentes (barra de ferramenta – inserir – figura – clip-art).

MODELO
Atividade desenvolvida para alunos não alfabetizados, com dificuldade de compreender situações do cotidiano. (ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO WORD, COM VÍDEO PARA TRANSVERSALIDADE NO YOUTUBE).

DESENVOLVIMENTO: Ao trabalhar o tema DIA e NOITE poderemos fazer um paralelo e ou uma ligação entre o SOL e a LUA,iniciaremos com a figura (que está no clip-art) do  SOL e  da LUA e posteriormente DIA e NOITE. Poderemos inserir em um banco as palavras DIA/ SOL e NOITE/LUA para o aprendizado da palavra seu significado e sua sonoridade (fonética). Ao assinalar as respostas tente explorar com o aluno o que ele faz nestas situações, se gosta, como que é sua rotina em casa, etc. Lembre-se esta conversa informal pode levar o aluno a pensar em coisas que faz automaticamente.

 
ASSINALE O SOL PARA O QUE VOCÊ  FAZ DE DIA
    ASSINALE A LUA PARA O QUE VOCÊ FAZ A NOITE
A seguir introduza varias figuras(também disponível no clip-art)de situações vivenciadas  pelo aluno (ex: escovar os dentes, assistir TV, brincar com amigos,etc) insira as figuras do SOL e da LUA que representarão respectivamente  DIA e NOITE, assim o aluno poderá mostrar assinalando o SOL para as atividades que faz a noite e a LUA para as realizadas no período noturno.Tente trabalhar as palavras chaves DIA /NOITE e SOL/LUA, fazendo a associação entre a figur a e a palavra e o que representam.

2º PASSO

ENRIQUECIMENTO DO CONTEÚDO
Para enriquecer o tema e facilitar o aprendizado poderemos usar vídeos relacionados ao tema.Para esta atividade sugiro o vídeo Kika - De onde vem o dia e a noite (fonte youtube)

3º PASSO

LEVANDO O ALUNO A PENSAR (metacognição)
Nesta fase da atividade deveremos propor ao aluno algumas questões que previamente foram digitadas pelo professor e que levarão o aluno a pensar no que aprendeu. Esta fase da atividade deve ser apresentada para o aluno quando o tema já foi muito explorado. Importante ressaltar que quando o aluno ainda não souber escrever( lembrando que esta atividade é direcionada aos que ainda não escrevem), o professor deverá ser seu escriba e ler para ele o que foi escrito, para que as respostas relatem o que o aluno realmente respondeu, inclusive com suas citações.

MODELO
AGORA, PENSE E RESPONDA: (METACOGNIÇÃO).

1-VOCÊ GOSTA MAIS DO DIA OU DA NOITE?JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.(inserir caixa de texto abaixo das questões propostas para que professor/ aluno digite sua resposta).

2 – QUAIS COISA QUE VOCÊ FAZ DE DIA QUE MAIS GOSTA?

3- QUAIS  COISAS QUE  VOCÊ FAZ A NOITE QUE MAIS GOSTA?

4 – FALE UM POUCO SOBRE O VÍDEO E SOBRE OS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DA TERRA.

4º PASSO

REGISTRANDO O QUE FOI TRABALHADO
A atividade desenvolvida no micro poderá ter varias ramificações, o professor criará vários tipos de registros, como por exemplo , a confecção de cartazes, a construção de uma maquete com os movimentos de rotação e translação e com o sistema solar, poderá trabalhar com as palavras chaves na confecção de jogos, etc. Lembrando sempre que o computador é uma ferramenta e que o conteúdo e as estratégias ficarão por conta do professor.  
“Ainda não sabemos quais serão as conseqüências cognitivas do uso do computador, mas com certeza ele exige muito da escrita e da leitura”. (Ana Teberosky - Fonte: Revista nova Escola).
*E posso acrescentar que uma aula bem planejada (no computador) poderá levar o aluno a pensar , desenvolver estratégias, criar mecanismos para elaboração do conhecimento e  acima de tudo melhorar a sua  auto-estima.(Trabalho elaborado e desenvolvido pela professora Marcia Serante  AEE -   EMEB Cristiano Olsen - Araçatuba SP)




2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.