by Marcia Serante

Arquivo do blog

Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

domingo, 13 de junho de 2010

AJUDANDO SEU FILHO A APRENDER




Um folheto para pais de crianças surdas na pré-escola e no ensino fundamental
THE NATIONAL DEAF CHILDREN'S SOCIETY

Ajudando seu filho a aprender

Este folheto é indicado para pais com crianças surdas na pré-escola e no ensino fundamental

A NDCS - Sociedade Nacional de Crianças Surdas - é grata à todas as crianças, pais e professores de surdos que fizeram parte deste folheto.

Gostaríamos também de agradecer ao Correio Real da Inglaterra por apoiar

este projeto.

Neste folheto nós usamos o termo ‘surdo’ para representar todos os tipos de surdez, inclusive a surdez temporária como a causada por cola no ouvido.

Primeira impressão em março de 2004.

O Copyright deste material é de propriedade da NDCS - The National Deaf Children's Society. Escolas ou educadores que desejam reproduzir este documento parcial ou totalmente podem fazê-lo desde que cite a

fonte. Para outros usos é necessário solicitar a autorização expressa da NDCS.



Índice

1. Introdução

2. Ajudando seu filho a aprender

3. Tempo juntos

4. Hora de Jogar

5. Brinquedos

6. Lendo e dividindo livros

7. Televisão, vídeo e legendas

8. Usando o computador com o seu filho

9. Ler e escrever

10. Números e contas

11. Atividades

Introdução

"Como mãe, tudo o que eu quero é o melhor para o meu filho"

Mãe de uma criança surda

"Eu gosto quando a mamãe lê uma história para mim"

Legenda: O que você acha que vai acontecer agora ?

Como pais, vocês tem um papel de destaque em ajudar no aprendizado e nas conquistas do seu filho. Vocês exercem uma grande influência na vida do seu filho. Pesquisas mostram que a maior influência no aprendizado de uma criança provém da atitude dos pais com relação aos filhos

Este folheto foi elaborado para ajudar no aprendizado do seu filho. Pais de crianças surdas contribuíram em todas as informações, atividades, sugestões e dicas aqui mencionadas.

Nós esperamos que tudo isso seja útil e que você e o seu filho aproveitem muitas horas felizes aprendendo e jogando juntos.

"Encoraje e apóie o seu filho. Faça elogios quando eles realizarem algo. Se você o observar fazendo algo correto, comente com ele."

"Seja positivo e mostre entusiasmo.”

"Se o seu filho estiver achando alguma atividade muito difícil, anime-o a continuar tentando ou a dividir a tarefa em etapas. Ensine-o a pedir por ajuda quando precisar.”

"Seja firme com as regras; tenha tempo para explicá-las de forma clara.”

"Tempo é fundamental: Se o seu filho está cansado ou agitado seria melhor se

você esperasse antes de começar uma nova atividade e explicar as regras.”

''Não seja super-protetor. Permita que o seu filho passe por desafios durante a sua aprendizagem. Crianças podem aprender muito mais através de tentativas e erros e também por desenvolver estratégias quando as coisas não saem como esperado.”

"Incentive o seu filho a tomar as suas próprias decisões. Procure juntamente com eles diferentes maneiras de ajudá-los a entender as conseqüências de cada escolha.”

"Se o seu filho ficar desanimado ou encontrar dificuldades para se expressar, ajude-os a desenhar sobre o que esta acontecendo e a colocar palavras nos desenhos. Então você poderá conversar sobre o desenho e incentivar o seu filho a falar sobre o que está sentindo.”

“Se você criar oportunidades para o seu filho se desenvolver, isso o ajudará a se sentir mais confiante e a gostar de aprender.”

"Diga conselhos positivos e específicos quando seu filho tiver dificuldades e/ou se sair bem. Use frases positivas, como por exemplo:

‘Muito obrigado por me ajudar na limpeza’

‘Parabéns por terminar a sua lição de casa’

‘Que desenho bonito’

"Quando seu filho estiver falando ou sinalizando com você, não o interrompa ou o apresse.”

''Faça ‘perguntas abertas’ que sejam claras e curtas. 'Aberta' para que o seu filho tenha tempo de responder usando mais palavras do que apenas um sim ou não. Por exemplo: ‘O que você esta fazendo com o urso de pelúcia?’. Esta é uma pergunta aberta, porque dá varias opções de resposta. ‘Você esta colocando o bicho de pelúcia na caixa?’. Uma pergunta é ‘fechada’ quando se usa apenas sim ou não na resposta.”

Momentos juntos

"Olhando para trás, alguns dos melhores momentos que eu tive com o meu filho quando ele ainda era jovem, foram durante os nosso ‘momentos juntos’. Eu reservava algum tempo todos os dias apenas para nós dois. Nós costumávamos jogar ou apenas conversar sobre o que nós tínhamos feito naquele dia. Mesmo que em alguns dias achar tempo para isso não fosse fácil porque eu trabalhava fora, nos ajudou muito.”

Comentário de uma mãe

Legenda: Eu vou ganhar a próxima rodada....

Para o seu ‘momento juntos’, reserve uma parte do dia onde você tenha tempo e espaço. Faça isso quando você estiver livre de distrações, sem se sentir ocupado e sem o seu filho estar cansado.

Hora de jogar

"Eu gosto de jogar com os meus amigos, com minha mãe, meu pai e meu hamster. "

Tariq, 5 anos

Legenda: Força, filho...

Crianças gostam de jogar e se divertir. Se vocês jogarem e se comunicarem com seus filhos, estarão ajudando no seu desenvolvimento e isto também o ajudará a conhecer melhor o seu filho.

Os jogos podem ser uma boa oportunidade para introduzir novos sinais e conceitos. Isto ajudará seu filho a conhecer a si mesmo e sobre o mundo à sua volta. Atividades que usam brinquedos, livros e outros materiais também podem ajudar seu filho a se expressar melhor, aumentar seu vocabulário e a ganhar confiança. Porém, o ponto principal do jogo é se divertir.

Como ajudar o meu filho a aprender através de jogos?

As seguintes sugestões podem ajudar a fazer os jogos mais agradáveis para você e o seu filho:

Jogos e atividades devem ser curtos o bastante para manter seu filho concentrado, para que possa terminar o que ele teve a intenção de começar.

Atividades devem representar um desafio, sem estar além do seu nível de desenvolvimento.

Se um jogo for muito fácil poderá tornar-se enfadonho e se for muito difícil poderá ser frustrante e a criança poderá se desanimar.

Tente jogar com o seu filho quando estiver certo de que tem a sua completa atenção. Será difícil para eles aprenderem se estiverem cansados, 'cheios' ou distraídos. Aproveitará melhor se você reservar uma parte do dia para jogar sem interrupções.

Se o seu filho faz a leitura labial, faça intervalos regulares. A leitura labial requer um alto nível de concentração e pode se tornar cansativo

Se você usar a língua de sinais com o seu filho, utilize jogos e atividades que permitam com que seu filho mantenha um contato visual com você, tornando a comunicação mais fácil

Ao longo da atividade, elogie seu filho e tente terminar o jogo de uma forma positiva. Reconheça coisas boas que ele tenha feito. Isso aumentara sua confiança e os encorajará a tentar novamente na próxima vez.

• Tente manter uma comunicação com o seu filho sempre que possível.

Eventos diários, como a hora do banho, a hora das refeições ou ir ao shopping podem tornar-se ótimas ocasiões para se divertir com o seu filho. Isso também podem ajudá-los a desenvolver o seu vocabulário, a usar o seu idioma e a entender o mundo ao seu redor.

Se você sentir que não está fazendo progresso, não se desanime. Tente outra alternativa para se aproximar do seu filho ou faça um pequeno intervalo

Brinquedos

"Eu gosto dos meus brinquedos, eu brinco junto com o meu irmão.”

Natalie, 7 anos

Legenda: Hum.... Eu queria saber, onde vai este pedaço ?

Quando se trata de brinquedos, todas as crianças sejam elas surdas ou ouvintes podem gostar de um e não gostar de outro. Não há razões para procurar brinquedos feitos especialmente para crianças surdas. Todos os brinquedos são úteis, embora brinquedos sonoros sejam difíceis para crianças surdas. Existem alguns brinquedos que foram elaborados para crianças surdas. Esses possuem um propósito adicional, como o de ajudar no desenvolvimento da fala.

Alguns princípios básicos que poderão ajudá-los na escolha

de brinquedos:

Procure por brinquedos que ajudem seu filho a aprender sobre coisas novas e a desenvolver novas habilidades. Os brinquedos devem ser apropriados para a idade e o nível de desenvolvimento da criança.

Brinquedos que tenham um propósito podem ajudar o seu filho a entender diferentes conceitos. Por exemplo, brinquedos que se movam ou que acendam luzes quando a criança tenha que apertar um botão ou puxar uma alavanca.

Brinquedos que tenham uma forma interessante, agradável ao toque ou que chamem a atenção com cores fortes ou com flashes de luzes podem ser especialmente interessantes para o seu filho.

Brinquedos que permitam que os seus filhos façam 'brincadeiras imaginárias', como jogos de chá, lojas e cozinhas que ajudam a estimular a imaginação. Estes brinquedos também podem ajudá-los a entender diferentes situações da vida real, como usar dinheiro, e os encorajam a desenvolver habilidades sociais.

Lembre-se, o importante é que brinquedos devem ser divertidos e agradáveis para o seu filho.

Lendo e compartilhando livros

"Eu amava ler e sinalizar histórias com o meu filho. Nós costumávamos ter momentos agradáveis inventando nossas próprias historias ou praticando palavras e sinais que nós usávamos.”

Comentário de um pai

Ler e olhar para os livros pode ter um impacto positivo no desenvolvimento do seu filho e lhes dar oportunidades para imaginar e descobrir sobre as pessoas e seus diferentes pensamentos. Ler e compartilhar livros pode também ajudar a aumentar a concentração do seu filho e melhorar suas habilidades na escrita. Seu filho pode gostar de ler sozinho, com um grupo de amigos ou com você.

Leia quando seu filho estiver com tempo livre, deixando bem claro que não se trata de uma lição de casa. Crianças mais jovens podem aprender a fazer um elo entre jogar e ler, usando livros para diferentes atividades. Por exemplo, seu filho pode gostar de ler para os seus bonecos ou fazer um teatro com as historias dos livros. Eles também podem se divertir seguindo as instruções de um livro de brincadeiras ou um livro de receitas.

O que você pode observar quando for escolher um livro?

As instruções a seguir podem ajudá-lo a escolher livros ideais para os seus filhos:

Os livros devem possuir um nível satisfatório de entendimento para o seu filho ter um bom desenvolvimento. Lembre-se que algumas crianças surdas podem achar muito difícil entender livros com muita gramática e com um extenso vocabulário.

Ao escolher um livro para ler juntamente com o seu filho, fique atento às palavras que o seu filho não saiba ou que tenha dificuldades. Você pode preparar uma apresentação para os seus filhos. Por exemplo, você pode contar com pistas visuais extras, utilizando gravuras ou objetos. Se o seu filho utiliza a língua de sinais, você precisará de tempo para aprender os sinais que ainda não conhece.

Seu filho só terá prazer na leitura quando se sentir envolvido e achar a leitura interessante e estimulante. Livros podem motivar o seu filho a começar um novo passatempo ou a pesquisar mais sobre determinado assunto. A leitura de livros ajudará o seu filho a desenvolver o raciocínio, tendo suas próprias idéias e opiniões.

Algumas crianças podem gostar de fazer os seus próprios livros ou até mesmo comprando um livro em branco para escrever e colar gravuras, sempre com temas variados como a sua família, esportes, feriados e lugares que visitaram.

Você poderá descobrir que o seu filho pode gostar de ler de formas deferentes. As crianças mais jovens frequentemente gostam de ler se você as estiver acompanhando e fazendo algo como um barulho ou uma ação para certas partes da historia. Crianças mais velhas podem escolher outros livros por diferentes razões.

Ao ler um livro com o seu filho, lembre-se:

"Sente-se de um modo que a criança possa ver o livro e o seu rosto.”

"Se existirem muitas linhas na pagina, use um pedaço de papel para cobrir o

que o seu filho ainda não leu e vá descendo gradativamente.”

"Reserve tempo para observar as gravuras."

"Saiba elogiar o seu filho pelo seu esforço."

''Tenha um bom tempo disponível, assim você não terá que se apressar.”

"Não leia apenas na hora de dormir, pois seu filho poderá estar muito cansado.”

"Se o seu filho estiver com dificuldades em algumas palavras, tente criar jogos com elas."

Pontos positivos da surdez

É importante observar livros que promovam pontos positivos da surdez. Existem inúmeros livros que abordam temas relacionados à surdez e estes podem ajudar o seu filho a aumentar a sua auto-estima e a entender sobre a sua surdez e também a melhorar a sua habilidade de leitura. Verifique se as abordagens sobre tecnologias e comunicação são precisas e refletem a experiência real da criança surda.

Televisão, vídeo e legendas

Seu filho pode descobrir nas legendas uma maneira muito útil de acessar programas de TV, vídeos, filmes, desenhos, etc. As legendas permitem que as crianças surdas acessem o idioma falado e outros sons contidos no programa de TV ou no filme. Legendas também podem ajudar o seu filho a aprender um novo vocabulário, melhorar as suas habilidades de leitura e a aumentar o seu

conhecimento sobre idéias e conceitos.

Se o seu filho não entender tudo o que está na legenda, ele se beneficiará por assistir ao programa ou filme novamente. Muitas crianças que ainda são jovens gostam de assistir a mesma coisa inúmeras vezes e isto poderá ajudá-los a entender o significado de cada palavra. Será sempre útil deixar a opção de legendas ativada quando seu filho estiver presente, assim ele sempre verá a

legenda como algo normal na hora de assistir TV.



Usando o computador

com o seu filho

Existe uma variedade enorme de jogos infantis e com temas educacionais que são excelentes para crianças surdas. Há vários títulos de CD-ROM elaborados para ajudar seu filho surdo a desenvolver suas habilidades com o uso de sinais e também para ajudar em trabalhos escolares. É importante verificar qualquer que seja o programa que você deseja adquirir, se será satisfatório para o seu filho e que não possua sons que ele não poderá ouvir. Se o seu filho possuir alguma audição, ele se beneficiará usando um cabo conector ligado diretamente no seu aparelho auditivo ou implante coclear.

Você poderá usar a Internet juntamente com o seu filho, incentivando para que ele faça pesquisas sobre assuntos que sejam do seu próprio interesse.

Ler e escrever

Quando meu filho estava aprendendo a ler e escrever, nós tínhamos a 'letrada semana'. Eu colava um quadro na parede com uma letra maiúscula e nós tentávamos achar o maior número de palavras que começasse com aquela letra. Eu também dava a ele palavras que começassem com aquela letra para que ele pudesse praticar a sua escrita."

Comentário de uma mãe

Aprender a ler e escrever é uma fase importante no desenvolvimento da criança. Existem várias coisas que você poderá fazer para ajudar.

Aprendendo a desenhar, crianças podem desenvolver habilidades que as ajudarão na hora de aprender a ler e escrever. Existem várias atividades e jogos que são úteis e ajudarão seu filho a segurar um lápis e desenvolver a sua coordenação motora. Estas atividades incluem:

Colorir com tintas de dedo.

Desenhos pontilhados para completar.

Desenhos tracejados.

Desenhos para copiar.

Desenhar na areia e no quadro de giz..

As crianças logo cedo gostam de ‘fingir’ que estão escrevendo. Na maioria dos casos, a primeira palavra que as crianças aprendem a escreve é seu próprio nome. Você pode ajudar seu filho a aprender a escrever o seu nome (ou se a criança ainda for muito jovem, poderá aprender a primeira letra do seu nome). Use um pedaço de papel e escreva com letras grandes, deixando a criança

escrever por cima das letras. Conforme seu filho for crescendo, haverá outras coisas que poderá fazer para ajudá-lo a escrever. Alguns exemplos podem ser encontrados no capitulo de atividades deste manual. Sua biblioteca local possui livros que ajudam a aprender a ler e escrever e você poderá pedir conselhos na creche do seu filho, em escolas ou com professores de alunos de surdos.

Dicas de pais que ajudaram seu filho a ler e escrever:

"Coloque um quadro com o alfabeto no quarto do seu filho.”

"Deixe o seu filho 'brincar de escrever’ na sua imaginação."

"Encoraje seu filho a escrever as letras corretamente; mostrando a eles a

forma correta e deixando-os copiar.”

"Escrevam coisas juntos, como por exemplo, uma lista de compras."

"Brinque com jogos que envolvam escrever letras e palavras."

Números e contas

"Eu não sou muito bom com números mas eu quis ter certeza de que minha filha não seria como eu. Por isso, eu peguei alguns livros na biblioteca sobre diferentes coisas que você pode fazer em casa para ajudar seu filho com a matemática. De fato, muitas coisas ali sugeridas eram atividades do dia-a-dia que utilizam números, como contar facas e garfos quando você os colocasobre a mesa. "

Comentário de um pai

Legenda: Quero ver se ele vai escolher doces mais baratos ou mais caros que R$ 1,00

Várias atividades diárias podem ajudar a fazer da matemática algo divertido e a desenvolver o raciocínio do seu filho. Isso ajudará o seu filho a ver que a matemática faz parte do dia a dia.

Dicas para os pais

“Conte as coisas com o seu filho, quando você subir ou descer escadas e também quando você guardar ou retirar objetos.”

“Use exemplos e objetos quando você introduzir conceitos matemáticos, como por exemplo: ‘Se nós temos duas maças e dois bolos, quanto teremos no total? ’.”

"Ajude o seu filho a reconhecer as diferentes moedas e o quanto elas valem.”

"Brinque com jogos que usem pilhas de botões de diferentes cores ou moedas

em pilhas de mesmo formato e tamanho."

Atividades

Esta seção contém algumas idéias, alguns jogos simples e atividades que você pode fazer com o seu filho. A sua biblioteca local terá livros com outras atividades e jogos para crianças pequenas que você poderá usar ou adaptar para o seu filho. Você também poderá perguntar para outros pais, educadores, professores ouvintes ou professores surdos do seu filho sobre outras idéias.

Atividade 1 Achando a diferença

"Nós usamos esta atividade com o nosso filho para ajudá-lo a aprender novas palavras e também para encorajá-lo a observar cuidadosamente as gravuras eos objetos. Ele realmente gostou disso.”

Comentário de um pai

Pegue um cartão ou uma folha de papel e desenhe a figura de um objeto ou animal. Você pode usar um recorte de uma revista como modelo ou contorno. Desenhe então a figura quatro ou cinco vezes na mesma folha de papel. Quando você desenhar as figuras, tente desenhá-las do mesmo modo mas mudando alguns detalhes: como por exemplo, se você desenhar um cachorro, faça um com um rabo longo e os outros com um rabo curto.

Peça ao seu filho que encontre a diferença. Você pode usar este jogo para introduzir ou reforçar palavras ou sinais, fazendo perguntas como:

As orelhas estão iguais?

Eles têm a mesma cor?

Eles têm o mesmo tamanho?

Atividade 2 Criando quebra-cabeças

"Nossa filha amava criar quebra-cabeças. Quando ela era jovem eu os fazia para ela, Depois quando ela cresceu, ela os criava para mim”.

Comentário de uma mãe

É fácil criar seus próprios quebra-cabeças. Colecione cartões de aniversários, histórias em quadrinhos ou revistas e escolha gravuras que estejam nítidas, que sejam simples e que façam sentido para a criança, como gravuras e situações conhecidas do dia-a-dia. Cole as gravuras em um papel cartão e corte-as em pedaços. Você pode incentivar as crianças a criarem os seus próprios quebra-cabeças. Isto ajudará as crianças a desenvolverem as suas habilidades visuais e de espaço juntamente com as suas habilidades motoras (encontrando e juntando os pedaços).

Atividade 3

Caixa com fantasias

"No grupo de atividades onde eu trabalho, nós descobrimos que as crianças adoram se fantasiar. Isso ajuda com a sua imaginação e nós podemos usar isso para introduzi-las em situações da vida real, como uma viagem de férias, visitar os parentes ou ir ao médico."

Líder de um grupo de atividades e mãe de duas crianças surdas

Uma caixa com roupas é tudo o que você precisa para este jogo. Peça aos seus parentes ou amigos roupas que eles não usam mais. Lojas de fantasias ou de roupas usadas também são ótimos lugares para se comprar roupas diferentes e chapéus. Se fantasiando e brincando de teatro, seus filhos podem aprender sobre diferentes papéis e sobre o mundo à sua volta.

Atividade 4 Objetos perdidos

"O jogo dos objetos perdidos era um dos jogos favoritos que eu costumava brincar com o meu filho. Divertíamos-nos muito virando de costas e tirando um objeto da bandeja."

Comentário de uma mãe

Pegue vários objetos diferentes e coloque-os em uma bandeja. Peça ao seu filho para que olhe os objetos. Após isso, cubra a bandeja com um pano e retire um dos objetos. Pergunte ao seu filho o que está faltando. Você poderá aumentar o nível de dificuldade acrescentando mais objetos na bandeja. Esse jogo também fica divertindo quando o seu filho retira algum objeto e você tenta descobrir o que está faltando.

Atividade 5

Histórias em quadrinhos

"Nós realmente acreditamos que as histórias em quadrinhos ajudaram nossos filhos (eu tenho dois filhos surdos) a desenvolver sua linguagem bem como o senso de ordem lógica.”

Comentário de um pai

Imagine uma história. Ela não tem que ser complicada, poderá ser um acontecimento ou uma atividade da vida do seu filho, como ir à piscina ou visitar um parente. Divida a história em quatro ou cinco partes. Após isso, desenhe as diferentes partes da história em um pedaço de papel cartão e divida a história em quadrados diferentes.

Use os quadrados para contar a história apontando para cada um deles. Você também pode pedir ao seu filho para contar novamente a história ou também perguntar a ele o que está acontecendo em cada quadrado. Para aumentar a dificuldade da atividade, você pode pegar as diferentes partes da história, misturá-las e pedir ao seu filho que coloque na ordem correta.

Atividade 6 Etiquetas

"Nós tínhamos etiquetas em quase tudo, para que o nosso filho pudesse associar as palavras com cada item e objeto. Ás vezes nós dávamos a etiqueta para o nosso filho e pedíamos para que ele a colocasse no objeto certo, como mesa ou cadeira."

Comentário de uma mãe

Essa é uma maneira muito boa para ajudar os seus filhos a associar palavras aos objetos.

Coloque etiquetas em vários objetos da casa. Você pode também usar palavras descritivas, como ‘cadeira pequena’, ‘cadeira grande’, ‘abajur azul’ e assim por diante.

Atividade 7 Lista de compras

"Minha filha detestava fazer compras, ela era muito malcriada. Eu decidi então envolvê-la melhor nisso. Fiz então uma lista de compras para ela com palavras e desenhos. Ela começou a gostar de pegar as coisas nas prateleiras, colocá-las na cesta e anotar na sua lista."

Comentário de uma mãe

O que comprar

1 Pão

3 Bananas

1 Litro de leite

300 gr de queijo

4 selos

Quando você for ao supermercado, faça uma pequena lista de compras para o seu filho. Cole um desenho ao lado da palavra para ajudá-lo a fazer a ligação entre o objeto e o seu nome. Você pode aumentar o nível de dificuldade de diferentes formas, escrevendo o nome de cada objeto e pedindo para que o seu filho desenhe cada item, ou o contrário, você pode desenhar os objetos e pedir para que ele escreva o nome de cada um deles.

Atividade 8 Brincar de fazer compras

"Brincar de fazer compras é muito divertido e também é uma ótima maneira de ajudar o seu filho a entender o mundo à sua volta. Nós costumávamos brincar de fazer compras em supermercado, loja de brinquedos, de roupas e até de ir ao banco.”

Comentário de uma mãe

Quando você decidir que tipo de loja você quer criar, pegue todos os objetos que você puder. O seu filho poderá ajudar a etiquetar os itens com o nome e o preço. Use uma vasilha plástica ou uma caixa como máquina registradora. Tente usar dinheiro e moedas reais, pois isto será ótimo para acostumar as crianças a utilizar dinheiro de verdade. Caso prefira, poderá usar botões no lugar de moedas. Pegue uma bolsa para você ou seu filho usar quando estiverem brincando.

Atividade 9

Diário Visual

"Nós colocamos um quadro na parede com os dias da semana. Abaixo de cada dia da semana nós colamos uma foto com a atividade que nós faríamos.”

Comentário de uma mãe

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira

Natação

Atividades

Shopping

Visitar a Vovó

Sexta-feira Sábado Domingo

Fazer um bolo

Ir ao parque

Ir ao restaurante

Para montar um quadro semanal você pode usar diferentes desenhos ou fotos de atividades que vocês farão. Para crianças menores, você pode colar suas próprias fotos. Para crianças maiores, você pode incentivá-las a colar as fotos no quadro e a descrever a atividade, ou pegar o que eles irão precisar, como uma toalha e roupas de banho.

Atividade 10 Achando os números

"Meu filho tinha dificuldades em aprender números, então nós inventamos um jogo para ajudá-lo, que envolvia colocar a quantidade certa de brinquedos num cartão com um número. Depois nós desenvolvemos um jogo para introduzir as operações de soma e de subtração. Isso não foi somente para ajudá-lo a aprender mas também para ficarmos juntos. Eu realmente não quis fazer isso se parecer como uma lição, mas como um jogo."

Comentário de uma mãe

Recorte alguns círculos e escreva um número de 1 a 10 em cada um deles. Junte uma variedade de objetos e peça ao seu filho para colocar a quantidade certa de objetos emcada círculo.

Atividade 11 Medidas

"Nós mediamos tudo o que podíamos - ursos de pelúcia, brinquedos, móveis, vasos de plantas. Isso foi um modo de introduzir os conceitos de tamanho, formas e as idéias de menor e maior.”

Comentário de um pai

Esta é uma atividade simples: tudo o que você realmente precisa é de uma régua ou uma fita métrica e medir o que quiserem. Você pode também pedir ao seu filho para fazer um desenho dos objetos maiores ou dos objetos menores que vocês mediram.

Atividade 12

Cozinhar

"Existem várias coisas que você pode fazer durante as suas atividades diárias que podem ajudar e auxiliar o seu filho. Nós adorávamos preparar bolos juntos, principalmente separar os ingredientes e claro, comer o produto final."

Comentário de uma mãe

Cozinhar é uma ótima maneira das crianças aprenderem e se divertirem ao mesmo tempo.

Isto envolve muitas atividades de aprendizado, como planejamento, cálculos, medidas,tempo e como separar os ingredientes para preparar uma receita.

Atividade 13 Jardinagem

"Quando as crianças ainda eram pequenas, nós realmente não tínhamos muito espaço externo, apenas um pequeno quintal. Porém, cada um de nossos filhos tinha um vaso de plantas com flores e vegetais. Eles ficavam excitados cada vez que nascia um novo tomate ou com uma flor que surgia."

Comentário de um pai

Gostar de cozinhar e de jardinagem é bom para o seu filho desenvolver muitas habilidades diferentes e para aprender sobre a natureza. Assim como plantar vegetais, sementes e plantas existem outras coisas que vocês podem fazer. Por exemplo, ao fazer um passeio com o seu filho, vocês podem colecionar diferentes tipos de folhas. Quando vocês chegarem em casa, poderão colá-las em um livro ou em um papel. Tenha alguns livros sobre arvores disponíveis, assim o seu filho poderá olhar e ver que existem árvores com tipos diferentes de folhas e assim escrever o nome delas no papel.



The National Deaf Children's Society

Registered office: 15 Dufferin Street,

London EC1Y 8UR

Email: helpline@ndcs.org.uk

Website: www.ndcs.org.uk

Portugueses translator: Grahamhill Moura

ISBN 0 904691 76 4

Registered Charity No 1016532 March 2004

Language without limits, futures without

barriers

THE NATIONAL DEAF CHILDREN'S

SOCIETY

2 comentários:

  1. MATÉRIA: AJUDANDO SEU FILHO A APRENDER

    Fico feliz em ver que as pessoas estão empenhadas em mostrar que os surdos são pessoas normais e que podemos conviver perfeitamente em harmonia, daí o processo de inclusão.
    Acredito que esta matéria, tenha servido de incentivo para muitas pessoas.
    Lucilene Matos.

    ResponderExcluir
  2. Ola minha querida... tudo bem com vc...amei seu blog, que in iniciativa linda. Tenho um filho de 2 anos e 9 meses, ele tem baixa visao, esta desenvolvendo legal, so nao fala ainda, isso me preocupa bastante, ele faz acpmpanhamento com fono, to, mais gostaria de saber de vc alguma forma de ajuda-lo em casa tbm... e se é normal, com esse tempo de experiencia nessa area, as crianças terem esse atraso na fala. Meu email é cintia_dantas2@hotmail.com vc poderia me responder??? Aguardo vc... Grande beijo e que Deus abençoe muito vc e seu trabalho tal lindo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

href='http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/php/view.php?image=20110316092338_82507a4c43d3077e0ef0352d500a5022.jpg'>
Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.