by Marcia Serante

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Sinais em contexto escolar

Plano de aula inclusivo

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Trabalhando com música no AEE

METODOLOGIA
Trabalhar músicas em sala de aula não é um bicho de sete cabeças, como muitos fazem questão de afirmar. Aprender brincando e com prazer é um recurso maravilhoso que deve ser utlizado por todos professores. Algumas questões devem ser observadas antes de optar por uma música:
• Qual é o meu objetivo? O que pretendo?
• Possuo a música gravada em cd ou sou capaz de cantá-la corretamente?
• Em minha escola há aparelho de som?
• Quais questões poderão ser analizadas através dessa música?
• Quais problemas sociais, culturais e emocionais poderão ser tratados?
Depois de pensar e analizar quais objetivos tenho e o que quero alcançar, poderei explorar sem medo, a escrita, a leitura, a oralidade o pensamento lógico, etc. lembrando que a música é um ótimo canal de comunicação.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE PARA SEREM TRABALHADAS EM DATAS COMEMORATIVAS
FEVEREIRO
Depois do carnaval trabalhar por exemplo, a canção vencedora da Escola de samba da cidade ou as canções que foram ouvidas pelos canais de comunicação. Caso as aulas comecem antes do carnaval, trabalhar uma canção escolhida pelos alunos, do carnaval atual e de carnavais passados.

MARÇO
O dia do circo, dia internacional da mulher e início do outono pode ser trabalhado com canções, dobraduras, colagens.

ABRIL
O descobrimento do Brasil, o Índio e Tiradentes. Trabalhar canções que falem de índios ou canções indígenas. Conforme o nível da classe, situar geograficamente as regiões do Brasil e a localização das diversas tribos com seus costumes, seus mitos e lendas, suas danças, seus instrumentos musicais que poderão facilmente ser confeccionados pelos alunos para acompanhar as canções.

MAIO-JUNHO
Os temas são contextualizados de acordo com o local em que está a escola. As festas juninas: reúnem som, cor, dança, música, texto, adivinhações, artes plásticas pela confecção dos enfeites como bandeirinhas e outros adereços juninos.

AGOSTO
Mês do folclore. Ocasião em que se retomam as nossas origens com a contribuição dos índios, portugueses e africanos. Oportunidade para o incentivo à pesquisa da música, da dança, da execução dos instrumentos musicais, confeccionados pelos alunos, das comidas e bebidas típicas.

SETEMBRO
Independência do Brasil fato histórico que poderá ser trabalhado por todas as dimensões do programa escolar, uma vez que o ensino do nosso Hino Nacional Brasileiro tem no seu texto a mensagem de amor, falando da posição geográfica do Brasil, comparando-o com outros países. Ele é um exemplo de cidadania para se cultivar o amor à pátria.
A história do nosso hino escolhido por aclamação pública, com sua música envolvente deve ser estimulada sendo cantado corretamente por todos os brasileiros.

OUTUBRO-NOVEMBRO
a) Mês da criança: ocasião em que deve ser explorada a confecção de brinquedos e a restauração da prática das brincadeiras com bolas, com as mãos, de pular corda, amarelinha, caracol e outras que os alunos de outras épocas brincavam antes do advento da avassaladora comunicação de massa.

b) Novembro: o tema gerador não parte da canção, mas do som e de suas propriedades, num incentivo à pesquisa, com experiências realizadas pelos alunos, que envolvam a sua produção, propagação e suas qualidades: altura intensidade, timbre e duração aplicados no contexto musical para trabalhar as canções. Depois de todo o trabalho prático realizado durante o ano este será um trabalho de conclusão para uma maior fundamentação teórica.



DEZEMBRO
Por ocasião do Natal, partir das canções natalinas e incentivar a criação de jingles, cartões de natal com frases criadas pelos alunos e musicadas. Também musicas de amizade, fraternidade, união, etc.



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