A criança com deficiência intelectual, assim como qualquer criança, deve pertencer ao ambiente escolar. A escola deve proporcionar a esta uma educação voltada as suas habilidade e não exaltar as suas dificuldades. Sabemos que para seu aprendizado se concretizar deveremos dar a ela um "tempo maior" oferecendo atividades ricas e que o levem a construir seu conhecimento. Segundo Vygotsky, as leis que regem o desenvolvimento da pessoa com deficiência mental são as mesmas que regem o desenvolvimento das demais pessoas. Aspecto este também presente nos processos educacionais (VYGOSTKY, 1997, 2003). Para ele, a criança cujo desenvolvimento foi comprometido por alguma deficiência, não é menos desenvolvida do que as crianças ‘normais’, porém é uma criança que se desenvolve de outra maneira.
As atividades propostas terão que partir de seu conhecimento para a construção de novos conceitos. Mas, muitas vezes a criança com DI não conhece “si mesma” não sabe distinguir suas características físicas e emocionais, não discrimina suas preferências. Pensando neste pressuposto devemos, a priori, oferecer atividades que favoreçam o conhecimento pessoal.
ATIVIDADE 1- CARACTERISTICAS EMOCIONAIS
![]() |
Atividade montada no computador(Programa Word) |
APÓS OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS NUMERE AQUELAS RELACIONADAS A VOCÊ. ( O aluno deverá escolher as caracteristicas que ele julga possuir, numerá-las e escrever as caracterisiticas) AGORA EXPLIQUE PORQUE ESCOLHEU AS CARACTERÍSTICAS ACIMA. (O aluno deverá justificar suas escolhas) ATIVIDADE 2 - CARACTERÍSTICAS FISICAS ATIVIDADE 3 - PREFERÊNCIAS *Lembrando que as atividades propostas deverão ser iniciadas com um bom diálogo e pesquisa, buscando levar o aluno a conhecer seu histórico,caracteristicas e preferências:
|
Muito interessante o artigo, Marcia! Parabéns!
ResponderExcluirGostaria de aproveitar e convidar a todos a conhecer a Best Buddies: www.facebook.com/bestbuddiesnobrasil que é uma entidade internacional sem fins lucrativos abrindo agora seu escritório no Brasil para auxiliar a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência intelectual. Nossos programas de inclusão social não têm custo algum, venham curtir a gente!! Para mais info, veja nosso site oficial www.bestbuddies.org email robertalunardi@bestbuddies.org .
ExcluirAmei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante obrigado.
Veja mais:
Atividades para alunos com dislexia
Vídeo para alunos com dislexia
Dislexia como identificar e ajudar o aluno
Atividade para crianças com dislexia
Atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem
Márcia, educador não é apenas aquele que sabe, mas também aquele que transmite e compartilha o que sabe. Você está de parabéns!
ResponderExcluirParabéns! Muito ricas suas informações. Trabalhamos com educação especial e em nossos estudos incluímos sempre Jean Piaget,Wallon e Vygotsky esses pensadores nos proporcionam maiores conhecimento o desenvolvimento e a aprendizagem.
ResponderExcluirAmei suas atividades. Tabalho em uma escola de periferia do 2 ano e tenho 3 alunos especiais, um deles e fisica, outro mental e o outro tem intelectual. Realmente é dificil poís nós professores não temos uma formação especifica nesta area que cada vez mais esta inserida nas escolas. Uma professora me acompanha na sala e eu a ajudo sempre no que posso para que a inclusão seja algo importante e sem temores pelos profissionais.
ResponderExcluirDeixe meu e-mail pois preciso de todo tipo de ajuda necessário para uma aprendizagem de qualidade. ( rosanasilva3764@hotmail.com)
Abraços e ate mais
Olá, estou atuando com alunos com DI e gostaria de dicas, onde consigo materiais que possam me ajudar em sala? Pois seria para turma de EJA. Amei o seu blog, muito legal. Parabéns.
ResponderExcluirGostaria de parabenizar a iniciativa do blog e o conteúdo disponibilizado. Gostaria de obter trocas de materiais deste nível. Se possível me enviar; pois também sou educadora de alunos especiais. Meu e-mail é rafaela_poell@hotmail.com
ResponderExcluirDesde já, agradeço! Abraço
Parabéns pelo blog, amei, trabalho em uma escola regular e sou professa este ano de uma criança auditiva, estou sentindo mtas dificuldades em trabalhar com ela, preciso de modelos de atividades e orientacoes para melhorar minha comunicação c está criança, por favor me ajude meu e mail e meire.as27@hotmail.com
ResponderExcluirQue legal colega, é sempre bom compartilhar um pouco de nossos conhecimentos, amei suas atividades,irei sempre usalas, obrigada,copiei algumas para trabalhar em sala na próxima semana, sou Isabel de Maceió e ja trabalho na area a sete anos em sala de recursos, meu email é belcanti@hotmal.com.br
ResponderExcluirParabéns pelas dicas e sugiro o filme: Cartas para Deus. Vale a pena! Minha área é AEE. Meu e-mail: luciana.eliseu@bol.com.br
ResponderExcluirAMEI. PARABÉNS PELO TRABALHO.E OBRIGADA PELA AJUDA.
ResponderExcluirAMEI ESSE BLOG
ResponderExcluirAdorei blog,só que eu trabalho como professora de apoio com uma aluna que tem retado mental grave ouve mas não fala,anda com dificuldade,pega nos objetos mas não segura joga no chão,gosta de sentar no chão,não tem nada que chama a sua atenção.Estou com dificuldade de em contra atividade.Por favor me ajude meu e-mail neusarpm@hotmail.com
ResponderExcluirestou trabalhando com duas crianças especiais, um é autista (leve), o outro tem PC, os dois têm dois anos e 5 meses de idade. Estou em busca de atividades que eu possa desenvolver com eles, meu email é andreia_ccoe@hotmail.com. Obrigada.
ResponderExcluirSeu blog é muito interessante!
ResponderExcluirOi Marcia, sou Rita Renata, Pedagoga com pós-graduação em Psicopedagogia e com especialização em AEE e acredito que o seu trabalho irá me ajudar muito pois em breve vou estar assumindo uma sala de recursos multifuncionais e espero que através do seu site eu possa ter ajuda para desenvolver um bom trabalho e possa ajudar os alunos especiais, os quais estarei trabalhando.Meu e-mail é natapestana@yahoo.com.br, espero contar com a sua ajuda sempre que preciso.
ResponderExcluirParabéns pelo belíssimo trabalho.
Olá Marcia, adorei seu blog é muito interessante, pois no momento atuo na sala de recursos multifuncionais.
ResponderExcluirexcelente atividade
ResponderExcluirSeu blog é muito interessante!
ResponderExcluiroi marcia aorei tudo que vi no seu blog , sou professora de 23 crianças especiais e estou sempre querendo o melhor para eles temos uma equipe maravilhosa para trabaqlhar com as crianças. obrigada e logo mandarei noticias que vc irá gostar.
ResponderExcluirmuito bom adorei *-*
ResponderExcluirOi Marcia eu gostaria de saber se vc tem uma dica de uma atividade para alunos com paralisia cerebral e limitrofe ???
ResponderExcluirBeijos Y.W
trabalho com uma criança com DI as vezes é difícil achar atividade, para ela está com 12 anos e está na 7º ano.Gostaria de algumas dicas de algumas atividades.
ResponderExcluiragradeço!
Obrigada pelo carinho. Obrigada por compartilhar. Deus continue te abençoando.
ResponderExcluirOlá Márcia querida!
ResponderExcluirAdorei seu blog, sou educadora de duas crianças com Síndrome de Down, e vc está me ajudando muito. Um enorme beijo com muito carinho.
Andréa
Muito bom o seu blog, adorei as atividades, trabalho no AEE e em sala especial na APAE. Lena Amaral
ResponderExcluirQue bom ter acesso a blogs materiais para apoiar nossos educandos.
ResponderExcluirParabéns e obrigada pois é de grande ajuda !
Parabéns pelas atividades dinâmicas!
ResponderExcluir
ResponderExcluirAmei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante obrigado.
Veja mais:
Atividades para alunos com dislexia
Vídeo para alunos com dislexia
Dislexia como identificar e ajudar o aluno
Atividade para crianças com dislexia
Atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem
Fiquei muito grata pode está compartilhando com todos vocês,somos mais que vencedores amigos,peguei varias atividades muito legal para trabalhar com meu aluno,um grande abraço á todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirOla Marcia , adorei seu blog. Nao sou profissional em educaçao, mas acompanho uma criança de 10 anos em casa e na escola , ela nao fala mas escuta e tem um retardo mental. Sua idade mental e de aproximadamente 1 ano e meio, nao se interessa por atividades dirigidas e nao consegue se concentrar nesses tipos de atividades. Temos dificuldades em alcança-la cognitivamente. Gostaria de algumas dicas de materiais e atividades na qual possa mão. Meu e.maile didissimao@gmail.com. Obrigada.
ResponderExcluirOlá!Márcia.Amei o seu blog como também o seu carinho pela profissão.Sou professora do ensino fundamental 1,mas atualmente não estou atuando em escolas,e sim em reforços escolares e mediante pedido de uma mãe,aceitei alfabetizar uma jovem de 23 anos que é possuidora de deficiência intelecutual.Fiz um pequeno teste com ela com as letras do alfabeto,só que ele olhando escreve tudo,porém ao solicitar que escreva sozinha,ela não se lembra de nada.Já conversei com a mãe dela para que procurasse uma psicopedagoga para o caso,mas a mesma me pediu ajuda mediante não ter condições para a contratação da mesma.SE POSSÍVEL,ME AJUDE !!QUAL TIPO DE ATIVIDADES DEVO APLICAR NESSA ALUNA,TÃO NECESSITADA DE NÓS?Meu email é veraluciapaim@hotmail.com
ResponderExcluirUm grande abraço,
Vera Lúcia.
OI... Márcia... parabéns...
ResponderExcluirOlá!Meu nome é Isabel e sou professora do Ensino Fundamental II de História no estado.Em cada sala de 6º ano, tenho um aluno com problemas neurológicos.Não escrevem e mal falam direito.Preciso de atividades que eu possa desenvolver com eles.Já tive alunos com deficiência auditiva, mas com esse tipo de problema,é a primeira vez.Estou preocupada em não conseguir atendê-los em suas dificuldades.Gostaria de desenvolver um bom trabalho.Agradeço se puder me ajudar.Meu e-mail é: isagalasso@ig.com.br
ResponderExcluirMuito legal amiga, eu preciso de umas atividades de matemática para sétimo e oitavo ano, obrigada pelas dicas estou perdidinha comecei a lecionar em uma escola do estado que tem muitos alunos com problemas diversos, se vc tiver alguma coisa envie para mim em meu email, que é : marilza.contato@gmail.com, obrigada.
ResponderExcluirParabéns pelo o seu trabalho!
ResponderExcluirQue legal saber que você é uma defensora da educação especial e dos alunos com NEE.
ResponderExcluirOi Márcia, obrigada por compartilhar algo tão interessante para nossas crianças de Inclusão; sou professora do AEE, e adorei seu blog. Bjs.
ResponderExcluirMuito interessante seu blog, mas estou com uma grande dificuldade pois tenho uma aluno q além da surdez, possui tbém baixa visão..
ResponderExcluirBoa noite, sou professora de educação especial e nesse momento acompanho um aluno de inclusão no ensino fundamental, 7a serie ele tem paralisia cerebral, fala pouco, e todos movimentos sao restringidos, é a primeira vez que trabalho com um aluno especial em ensino fundamental e estou com muita dificuldade em adaptar as materias passadas para ele....a padagoga da escola tambem nao consegue me auxiliar, se possivel gostaria que vc me ajudasse ou me auxiliasse em algumas ideias para trabalhar com este tipo de necessidade especial. obrigada Francisca...aguardo resposta no email de minha neta: layla_bozzano@hotmail.com
ResponderExcluirparabéns Márcia pelo trabalho q você vem feito sempre pensando nas nossas crianças e na inclunsão deles na sociedade
ResponderExcluirOlá, boa tarde.. gostaria de pedir sua ajuda. sou aluna de ed fisica e preciso fazer um trabalho com alunos de 10 a 20 anos portadores de deficiencia intelectual. Preciso de dicas de brincadeiras,atividade fisica relacionadas a pascoa.. atenciosamente Julia
ResponderExcluirparabéns pelo seu blog, adorei as sugestões.
ResponderExcluirSou a professora Rosangela e trabalho em sala multifuncional.
adorei seu blog,sou professora de um aluno com PC e estou precisando de ajuda,atividades de como trabalhar com. ele
ResponderExcluiroi amei seu blog,estou cursando o 3ºsemestre de pedagogia,estou estagiando como cuidadora de um garoto de12 anos com paralisia cerebral leve,gostaria de dicas de como poder ajuda-lo mais.desde ja obrigado.
ResponderExcluirporcaria
ResponderExcluirboa noite eu trabalho com dois alunos especiais com deficiência intelectual ou seja não lê e não escrevem como se deve imaginar e eles cursam o 6 ano e tem as idades de 14 e 16 anos me ajudem com atividades por favor.
ResponderExcluirboa noite , eu trabalho com dois alunos no 5 ºum com microcefalia e outro com " rachadura no cérebro" não leem me ajudem com atividades ,agradeço desde já
ResponderExcluirXnkigbnnmmmvxssfhkoppooin vccxxsdghnn Larissa Manoela
ResponderExcluirXnkigbnnmmmvxssfhkoppooin vccxxsdghnn Larissa Manoela
ResponderExcluirBoa tarde Márcia! parabéns seu blog é fantástico,estou curtindo muito e seguindo as suas sugestões de estudos e dinâmicas de trabalhos.obrigada por compartilhar idéias brilhantes que proporciona alegria à outros,parabéns!Aldelicia
ResponderExcluirBoa noite! preciso de ajuda para adaptar uma prova de ciências 7ano para aluno com deficiência intelectual que não sabe ler
ResponderExcluirBoa tarde!!! Sou professora de AEE do ensino fundamental 2,tenho dificuldades em adaptar os conteúdos de prova, por favor me ajude!!!
ResponderExcluirQue maravilha saber que você é uma defensora da educação especial e com ideias brilhantes que proporciona alegria aos estudantes, na inclunsão deles na sociedade. Parabéns
ResponderExcluir